sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Vindimar - Crónica da Semana


Setembro é o mês da vindima, da apanha da uva e o mês ideal para que lá na casa do 5 se faça uma semana a falar de passas e grainhas. E agora o que é que eu hei-de puxar para a conversa? É que não me apetece de falar de cestos de verga e pipas de líquidos espirituosos, até porque facilmente encontraríamos pessoal credenciado neste piqueno universo que é o 5 na Web.
Então não é que, apesar de esta crónica vir tarde eu já andava a pensar que eles iam dizer que o 5 ia ao Puorto? Pensem comigo:
VINDIMAR > Vindimas > Vinho > Vinho do PORTO!
Vá, não é preciso dizer que sou genial.
Que mais? Bem, para ser sincero, esta semana fica marcada como a semana do ano em que cagaziliões de alunos são iniciados na vida académicas e são bombardeados com a coisa mais linda deste planeta: a Praxe. Muitos deles são boas colheitas e até se divertem imenso. Pelo contrário, há outros que são uva podre ou bicada pelo raio dos melros…
Os que se divertem imenso são, sem dúvida, os favoritos de quem os praxa.
PRAXAR: dar cabo do canastro, “forçar” o mergulho em mistela asquerosa ou simplesmente água potável ou indicar a melhor forma de tornar o vestuário irreconhecível quer pela visão quer pelo olfacto.
Ao falar em vindimar, tudo se liga à vida do académico cuja vida gira à volta (não só mas também) do etanol.
Bem, e esta semana coitados dos estudantes do ensino superior que vêem o seu património histórico-cultural e educacional ser contaminado com gosmas e nhanhas dos mais variados tipos, provenientes de coisas nojentas a que os mais simpáticos chamam vermes. Mas coitados não só por isso mas também porque têm de se esfalfar a preparar as coisinhas mai lindas delas todas para que se integrem da melhor forma. Uns de verniz, outros de batom na testa, outros a banharem-se em preparados Quenórre (marca branca dos cubitos e em doses industriais) e outros a saltar pela estrada fora com sacos do lixo em vez de saia.
Como tudo, a recepção ao caloiro depende da casta e da vontade com que se trata a coitada da uvita.
*pausa para respirar*
Agora que me apercebi das belas figuras que andei a fazer a comparar caloiros com uvas (coitadas das uvas) volto à casa do 5. Esta semana tivemos todo o tipo de convidados: viram as biografias aqui para baixo? Deviam ter visto! Vá, vão lá agora que os meninos esfalfaram-se a trabalhar.
E pronto, como não me vem mais nada à cabeça fico por aqui.
Até para a semana!

2 comentários:

Bem vindo ao 'Para Lá das 5', o blog dos fãs do '5 Para a Meia Noite' para os fãs ( e não só ;D)