segunda-feira, 26 de julho de 2010

Palpitar - Crónica da Semana


Então? Estão bons? Ainda bem. Senão, não percebo o que é que estão aqui a fazer, eu ainda não dou consultas e muito menos trato pessoas… Mas não vão à net tentar descobrir a maleita que vos assombra, os médicos não gostam disso (TRUE STORY).
Esta semana o verbo é palpitar. Ontem à noite fui perguntar a uma amiga minha o que é que o verbo lhe fazia lembrar. Claramente me arrependi. Veio-me com lamechices… (Lamechices é uma palavra bonita) Gaja… Até que podia ter uma mega ideia e fazer uma crónica cheia de coraçõezinhos, mas acho que me processavam. Resumindo e concluindo, vou só escrever tretas…
O palpitanço é uma técnica muito comum naquela que é a arte de mandar bitaites, criada por indivíduos que distribuem papelinhos à saída do metro, papéis esses a dizer que curam todo e qualquer tipo de maleita e vêm com cada nome… Mas a verdade é que as pessoas se acham na necessidade de recorrer a estes sistemas de “ajuda espiritual”, por assim dizer…
Oublá (ai que momento Katyzinha6…)! Ajuda é o que eu preciso agora, mas não é espiritual, é mais para ver se paro de comer mais cubos de gelo por minuto que o número de plásticas do Michael Jackson, ou o número de tacadas certeiras do Tiger Woods. Este calor está insuportável e eu tenho medo de sair à rua… acho que ainda derreto. Calor do caraças, é o que é! Ó senhor São Pedro, você anda um pouco hiperbólico, não? No Inverno um frio de rachar a placa de tanto bater o dente e agora um calor que deixa fazer chá dentro do frigorífico… E com isto estou a falar do tempo. Pareço uma daquelas velhinhas coitadinhas que não têm mais nada que conversar e por isso metem-se a falar do tempo que vai estar amanhã.
Segundo Sua Excelência, Inês Brito, por acaso o tempo é uma temática que gera confusão e leva à especulação...
"-A Clotilde disse que amanhã vai haver chuva.
-Mas mãe, eu vi na meteorologia que ia estar sol e calor.
-Estás a contrariar as dores dos joanetes da Clotilde? Quando lhe dói há sempre chuva!"
Quase que aposto que a conversa entre a mãe e a filhota continuou com a mãe a dizer que desde o tempo do outro senhor que era a Clotilde quem decidia quando iam para a praia, quando é que estava bom para sulfatar as videiras ou quando é que a batata estava boa para apanhar…
Olha, eu acho que vai estar calor e que a Clotilde tem de ir ao médico tratar dos primeiros metatársicos (sim, a palavra tem uma hiperligação para verem o que é o belo do metatarso).
Na verdade, depois de não sei quantos meses de estudo e trabalho, não-sei-quantas-pessoas anseiam pelas suas lindas férias. Mas que raio, toda a gente vai para a praia ao mesmo tempo… É a técnica do Desculpe, Dê um jeitinho ou Cuidado que ainda pisas a senhora! que reina porque as pessoas passam a formiguinhas no meio da areia escaldante. Vão para o areal tratar da canseira de rabo para o ar, até ficarem com um escaldão. Ao menos escrevam PARA LÁ DAS 5 com protector, sempre fica mais fáchiôn e a probabilidade de terem cancro de pele diminui PARA-LÁ-DAS-5 %! Cientificamente não comprovado, mas palpita-me que sim!
Mas é booooom… é bom ficar de rabo para o ar quando está calor, e depois ir para a água que está gelada e apanhar um choque térmico com bilhete directo para a ambulância mais próxima. Sempre bom! Voltando ao calor abrasador… Palpita-me mesmo que amanhã vai estar um braseiro desgraçado! E aos senhores da meteorologia também. Mais um dia a destilar.
Amanhã há mais destilanço, eu cá não devo ir para a praia para não me arriscar a derreter no caminho… Bebam aguinha e ponham protector, pelo menos a dizer PARA LÁ DAS 5 e depois mandem as fotografias que eu ponho num post exclusivo! O mail é este: paraladas5@hotmail.com
 
Cumprimentos à família.

4 comentários:

  1. Malta, tenho uma duvida.. Como é que acedo ao chat do programa?

    ResponderEliminar
  2. Alexandre, nada mais simples de se explicar. Vai a http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/5meianoite-directo/?k=Live-Chat--Webcam--Emissao-em-Directo.rtp&post=2478

    e tcharaaam! Chat do programa ;)

    ResponderEliminar
  3. ESTÁS A CHAMAR LAMECHAS A QUEM, MIGUEL TOUREIRO PAIVA?

    ResponderEliminar
  4. A ti, Patrícia Sofia do meu coração!

    ResponderEliminar

Bem vindo ao 'Para Lá das 5', o blog dos fãs do '5 Para a Meia Noite' para os fãs ( e não só ;D)