terça-feira, 14 de setembro de 2010

Que programa mais emocionante! Que lindo! Que coisa maravilhosa! Ok, estou a dar uma de Fernando Alvim. Eu não consegui ver o programa de ontem por questões...vá, diremos logísticas, só para não ter o desprazer de falar em aulas às 8:30h da manhã. Mas hoje recebemos todos uma fantástica noticia! O 5 Para a Meia-Noite vem ao Porto! À minha cidade. Escusado será dizer que estou completamente histérica. A minha vontade era ir todos os dias, mas como não ando a nadar a dinheiro para regressos a casa, nem tenho carta de condução, tenho que me resignar a umas poucas idas. Podia sempre dormir sob lençóis de estrelinhas. A faculdade é mesmo ao lado, mas acho que os meus progenitores não achariam muita piada.

» 5 Para a Meia Noite Apresenta «

Ivan Lins
[o engenheiro músico]

O piano é seu companheiro desde os dezoito anos de idade, por onde roda entre jazz, bossa nova e soul. Este engenheiro químico do Rio de Janeiro, nasceu a 16 de Junho de 1945, e iniciou a sua carreira em festivais. O primeiro sucesso como compositor foi com o conhecidissimo Madalena, tema gravado por Elis Regina.
Teve inúmeros sucessos como cantor como com Abre Alas, Somos todos iguais nesta noite e Começar de novo. Começar de novo foi gravado por Simone no mesmo ano em que foi composta.
Lançou inumeros discos, muitos deles de sucesso. No decorrer dos anos 70, a sua obra ganha grande temática política. A partir da segunda metade dos anos 80, começa a enfatizar a carreira internacional, principalmente nos EUA, onde foi regravado por inúmeros astros da música internacional, como Quincy Jones, George Benson, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Carmen MacRae e Barbra Streisand.
Em 1991, com o amigo e parceiro Vítor Martins, fundou a editora musical Velas. Essa editora, totalmente nacional e independente, foi mais uma tentativa de que se desse espaço para cantores brasileiros já conhecidos, esquecidos em gravadoras multinacionais e para o surgimento de novos valores no cancioneiro popular. Nomes como Chico César, Lenine, Guinga tiveram grande respaldo dessa editora para poderem iniciar as carreiras artísticas.

3 comentários:

  1. Mas... ninguém fala, comenta, diz alguma coisa acerca dos comentários ontem proferidos pela Filomena, e que indiciam que ela já ñ vai mais gravar naquele estúdio?!? Quer dizer o quê?

    ResponderEliminar
  2. A convidada do Alvim foi provavelmente a pior convidada se sempre...

    ResponderEliminar
  3. Pois Raquel ainda bem que alguém também se questiona, vim hoje aqui para saber ao certo o que aconteceu, pois esta semana não vou ter oportunidade de ver nenhum programa, e soube da declaração da Filomena por uma colega minha no café...
    Alguém nos esclarece?!

    ResponderEliminar

Bem vindo ao 'Para Lá das 5', o blog dos fãs do '5 Para a Meia Noite' para os fãs ( e não só ;D)