sexta-feira, 23 de julho de 2010

Rotular - Crónica da Semana


“Mas que paniiiiiisgas!” Pois bem, é verdade, foi das primeiras coisas que me lembrei quando descobri que o verbo desta semana é Rotular. Rotular é giro… querem outra história?
Para sim: continue a ler.
Para não: passe para o último parágrafo.
Ainda bem que escolheu a primeira hipótese. Acabou de perder cinco minutos de vida a ler esta crónica que falará mal de pessoas e não falará de vuvuzelas.
Quando me pus a pensar em Rotular lembrei-me logo da história do nosso querido 5PMN, mais propriamente, do chat. Logo no início do 5 (já lá vai mais de um ano), o programa primou pela originalidade de ser um programa multiplataformas (ena pá! Disse uma palavra com mais de 3 sílabas e não é vuvuzela) e o chat uniu os fãs e pela primeira vez, por divina Conceição, algo criado por humanos não durou 9 meses a nascer, bastou a CDC criar um blog, não deve ter sido mais que uns minutos, mas olha que ficou bem feito.
*Então mas eu agora estou a falar bem de pessoas… E disse que ia dizer mal…* Pois bem, na verdade não vou dizer mal de ninguém, para isso vão ao quiosque mais próximo e comprem o 24 Horas… Ah, já fechou…
O mote da crónica desta semana leva-me a partilhar, com todos os fãs do programa e leitores mais ou menos assíduos das babuseiras que aqui o je escreve, um sentimento que sei que é comum a muita gente. Durante toda a primeira série do programa, o chat era, para muitos, um dos momentos altos do dia. Conversávamos sobre o que se queríamos e, por mais pequeno que o grupo de pessoas acordadas àquela hora fosse, havia sempre um espírito excelente em que bastava meia frase para toda a gente perceber como nos sentíamos, não 300 copy-paste de uma piada qualquer. Era quase uma família. À conta disto, por vezes estranhávamos a ausência de alguém do outro lado do chat. Tivemos aventuras diárias para descobrir quem era o 5 (ou a 5), que sempre estava disponível para uma gargalhada e animar quem se sentia em baixo porque a Dona Helena não aparecia no chat. Os tempos foram passando, e as conversas continuam registadas por esse mundo cibernáutico. A verdade é que vieram novidades de utilizar redes sociais. Tornou-se mais fácil entrar no chat e poder conversar. Como sempre, o programa não nos pára de surpreender, agora os melhores comentários são publicados no ecrã para um efémero segundo de fama. A ideia pareceu genial a toda a gente. Apareceram novos fãs, agora os novos habitués porque os antigos se fartaram da rudeza e má educação que por vezes lá pára. Muita gente está farta. E já não aparece. O chat entristeceu-os. Muitos disseram até já. Uns quantos disseram adeus. Talvez ESTE blog de fãs seja das poucas coisas que pouco mudou até ao início da terceira série. Com mais ou menos publicações, manteve-se fiel às biografias e frases do dia (que o nosso querido Boinas faz questão de ler antes de ir à sua vidinha [Obrigado]) e vieram as novas contratações para dinamizar este cantinho no meio da Web plantado!
Pois, se calhar ficaram cansados de ler este último mega parágrafo. Pode não parecer, mas este parece-me um verdadeiro exemplo de rotulanço. No início o chat era rotulado como um espaço de amigos e comédia. Para mim, para sempre ficará assim marcado. Agora, mais parece um espaço que “Nem Rei Nem Lei” (Fernando Pessoa – Mensagem | façam pela cultura. Vão à net ou comprem este livro que é simplesmente espectacular) é capaz de governar. Tenho pena que spammem o chat para a vossa fotografia aparecer no ecrã. O ambiente perdeu-se. O rótulo é novo.
Mas eu ainda acredito no poder das campanhas de marketing e publicidade. Aquela marca de Gelados cujo nome é o contrário de Adeus trouxe velhos gelados porque faz 50 anos. Pode ser que um dia, justificando pelos velhos fãs que se afastaram, o chat volte a ter o melhor espírito do mundo. Eu digo-vos, um dia, à conta deste chat, ajudei a CDC a ligar-se à net da faculdade dela. Digam lá que isto não é brutal!
Este é o último parágrafo. Vai ser pequenino. Não gostei nada do que escrevi neste texto. Não quero que sintam que estou a falar mal de ninguém. As críticas são construtivas, para as destrutivas, não esquecer: quem aponta um dedo tem quatro voltados para si. Para outras conversas de rótulos imaginem latas de feijões, porque os nabos não vêm enlatados e a saber a Lítio.
Até para a semana. (mais dois dias porque a semana está no fim). Cumprimentos à família.

PS: Sim, rotulem-me de Fascista ou Nazi. Mas não digam à minha Mãe, ou fuzilo-vos.

3 comentários:

  1. APOIADO!


    Zé Naifa esteve,leu,comentou e partiu para o imenso Ciberespaço Sideral...

    ResponderEliminar
  2. Tenho mesmo pena que as coisas tenham chegado a tal ponto. Tocaste num assunto que que gera contrvérsia: de um lado os "veteranos" que reclamam pelo regresso do local onde um dia podiam conversar tranquilamente acerca do programa, do outro os "novatos" que só lá vão porque querem aparecer para gravar e mostrar à familia, daqui por 20 ano, que houve um dia que apareceu por dois segundos na tv, apesar de ser desempregado, muito triste e viver às custas da mãezinha.

    Um beijinho, meus queridos ;)

    ResponderEliminar
  3. É bom saber como era antes. Espero que volte a ser brevemente.

    Red Square

    ResponderEliminar

Bem vindo ao 'Para Lá das 5', o blog dos fãs do '5 Para a Meia Noite' para os fãs ( e não só ;D)