quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

aSpIrAr



Em semana de Aspirar e, perto do final do ano, parece que algo despertou em mim e me fez vir aqui escrever um pouco. Há muito que não o fazia, e há muito também que não temos um texto dedicado ao verbo da semana. Portanto aqui vai...
Aspirar tem alguns significados, recolher lixo com o aspirador por exemplo, ou até mesmo ter de desejo de, isto é, ter ambição de...

Apesar dos diversos sentidos da palavra, o verbo é simples e na época em que estamos enquadra-se bastante bem, se pensarmos um pouco, na altura de festas suja-se imenso a casa, deste modo tem de se aspirar a casa para que não haja poeiras nem detritos para que esta pareça limpa. Apesar disto, são algumas as pessoas que não gostam de o fazer, sabem que aspirar é preciso vergar as costas, e nem todos estão para isso, ou então não podem mesmo e ai compreende-se. Quem não gosta de ver uma casa limpa e a cheirar bem?! Deduzo que toda a gente, apesar de às vezes alguns quartos parecerem autênticos campos de batalha, uma completa confusão.

Em semana de final de ano, é necessário aspirar tudo o que é velho, é necessário arrumar tudo para o novo ano que se avizinha. Esperamos nós, um ano com tudo de bom para a humanidade.

Aspirar, arrumar a casa, limpar, varrer, tudo isto é uma trabalheira mas menos trabalhoso são os nossos "sonhos", afinal de contas é o nosso inconsciente que nos leva a pensarmos naquilo que gostariamos de ser no futuro, isto é, naquilo que ambicionamos ser um dia.


Não era comum ouvir esta palavra no meu dia a dia, até que entrei na Universidade e deparei-me com o código de praxe, descobrindo, então, que nenhum caloiro é rapaz ou rapariga, somos assexuados, mas aspiramos a rapaz e a rapariga, isto é, um dia acabariamos por chegar a ser isso, quando deixassemos de ser caloiros. Tudo na vida é assim, temos ambições mas para as concretizarmos temos muito que viver. Cada momento da vida deve ser vivido como se fosse o último, devemos aspirar um dia ser alguém mas lutar para que isso aconteça. Devemos de ser nós a arrumar as nossas ideias, organizando-as e colocando-as em prática.

Nada mais simples do que isto...têm ajudado a aspirar lá em casa nesta época do ano? Vá façam por ser bons meninos e meninas! (brincadeira)

Próspero 2010

1 comentário:

  1. Eu aspiro não a casa ou as migalhas mas sim a ser um Homem melhor a cada novo dia . Esta foi muito séria para mim lol mas é a pura verdade .Tambem tenho os meus momentos de reflexão e introspecção .Fiquem todos muito bem .

    ResponderEliminar

Bem vindo ao 'Para Lá das 5', o blog dos fãs do '5 Para a Meia Noite' para os fãs ( e não só ;D)