domingo, 6 de setembro de 2009

Lucubrar..Lucubração...

A todos os que anseiam por ler o texto sobre o verbo desta semana, peço desculpa por ainda não o ter conseguido fazer mas tal como já mencionei, fui de férias. Ou seja, aproveitei para meditar profundamente. Ora ai está, fui lucubrar um pouco.
Lucubrar? Então porquê? Vejamos, inicialmente esta palavra não nos diz nada nem tão pouco sabemos o seu significado mas, após intensiva pesquisa, descobri que este verbo tem dois significados completamente distintos. Por um lado pode referir-se ao acto de trabalhar ou estudar de noite, isto é, refere-se ao trabalho intelectual nas horas destinadas ao repouso mas por outro lado este verbo pode estar a referir-se a uma meditação mais intensa ou até mesmo pensar sobre algo, ponderar.

Mais esclarecidos? Espero que sim, mas quando vos der exemplos deste verbo no dia a dia penso que perceberão ainda melhor o que quero dizer.
Comecemos pelo primeiro significado que vos apresentei anteriormente. Roubar, diz-vos algo? A mim diz-me. Os ladrões são os que mais lucubram. Apesar de haver assaltos durante o dia, a maior parte dos assaltantes preferem a noite. Lá está, há menos confusão e menos possibilidade de serem vistos. Assaltos a bombas de gasolina são de noite ou são de dia? Bem, depende mas eu se fosse assaltante preferia a noite mas também não vos sei explicar o porquê, talvez por puder fazer melhor as coisas e ter menos possibilidade de alguém me ver como referi. Uma casa já era capaz de assaltar durante o dia, porque não costumam ter os donos lá. Porque estarei eu a falar de assaltos? Vá, mas não são só os ladrões que lucubram também as pessoas que trabalham de noite o fazem, por exemplo os que trabalham nos bares.

Se observamos com atenção actualmente muita gente ganha a vida na hora em que a maioria das pessoas estão no seu mais profundo sono. Apesar de muita gente gostar de trabalhar à noite devido a tranquilidade, isso pode trazer algumas consequências à saúde. Todos aqueles que trabalham de noite andam sempre mais cansados mas todos nós estamos sujeitos um dia a ter um horário destes.
Até os estudantes lucubram. Pelo que as pessoas dizem, andamos um ano todo a “meditar” e na altura de exames “matamo-nos” a estudar de noite.

As “Meninas que trabalham de noite”…não gosto muito de falar sobre elas mas vou ter de fazê-lo. Estas jovens ou mesmo mulheres mais maduras fazem de tudo para ganhar o seu “ordenado” mas também vos digo, mil vezes pedir porta a porta do que submeter-se a esse tipo de exploração. Aliás algumas delas é que não procuram emprego outras dizem que ganham mais a fazer o que fazem.

Relativamente ao segundo significado que fui intercalando com o primeiro, meditar, é tão bom fazê-lo, às vezes sabe bem reflectir sobre os nossos erros e condutas. É necessário pararmos e termos noção do que fazemos. Agir inconscientemente pode levar a consequências menos boas. E que o digam os ladrões, ou até mesmo essas tais “meninas” que se submetem a alguns perigos quando entram nos carros dos indivíduos que lhes pagam o serviço, por exemplo.

Penso que consegui aplicar o verbo em diversas situações com o intuito de fazer com que vocês ligassem um dos significados ao outro, porque eles mais do que imaginamos estão associados basta abranger a nossa mente e por a prova a nossa imaginação.
Não tenho mais para vos dizer, foi um dos textos mais difíceis de construir mas espero ter passado uma mensagem correcta do verbo. Poderia ter dado mil e um exemplo mas deixo-vos esse desafio. Comentem e dêem exemplos sobre este mesmo verbo.

"Pensar é estar doente dos olhos" por Fernando Pessoa

3 comentários:

  1. Rui estava apenas a "brincar" contigo quando comentei o outro texto. Não quis de modo nenhum fazer-te sentir na obrigação de escreveres seja o que for. Mas muito obrigado por o teres feito. Reflectir é importante...e os teus textos sobre os verbos da semana trazem consigo esse parte também.

    Eu lucobro imenso, seja em casa, seja em saidas ou seja a trabalhar, estudar.
    Á noite as coisas adquirem uma "magia" diferente, as pessoas andam mais descontraídas e receptíveis, a comunicação é mais fácil.
    é verdade o que aí dizes...existem muitas pessoas que trabalham durante a noite, existem muitas pessoas que, mesmo depois de trabalharem o dia todo, possuem um part-time á noite...

    Quanto ao outro significado...acho que reflectir, meditar, pensar etc, é das acções mais necessárias em todos nós. Só assim conseguiremos possuir consciencialização de tudo o que nos rodeia, tendo, consequentemente, uma atitude mais equilibrada perante os outros, e nós próprios. Mas mais importante que pensar, é sentir! Sentir em pleno!

    Parabéns por mais este texto!

    ResponderEliminar
  2. No caso das meninas também existem muitas que lucubram por gosto!!!

    ResponderEliminar
  3. Nesse aspecto também concordo contigo André. E hoje em dia não se houve tanto falar em exploração delas mas sim elas proprias a explorarem-se. Mt lucubração anda por ai..loOL xD

    ResponderEliminar

Bem vindo ao 'Para Lá das 5', o blog dos fãs do '5 Para a Meia Noite' para os fãs ( e não só ;D)