quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Convidados quarta-feira 16/09

Bem, mais um tema nos reserva esta semana…Estamos mesmo na recta final, como o tempo passa, não é verdade?
O que interessa é que ainda temos alguns programas para ver e hoje Nilton traz-nos dois grandes artistas muito conhecidos do público. João Pedro Pais e Zé Pedro. Ambos músicos portugueses.

Quanto a João Pedro Pais, nasceu e viveu em Lisboa. Na pré-primária já mostrava atributos na área musical, uma vez que alguns da sua família estavam também ligados a essa mesma área. A sua carreira começou quando decide ir ao programa "Chuva de Estrelas", da SIC. João Pedro Pais "foi" Miguel Ângelo por uma noite, ao interpretar um tema dos Delfins que lhe valeu o 2º lugar.
O álbum, "Segredos", surgiu três anos depois, e o cantor conquistou, sem dificuldades o seu lugar no panorama musical português com temas como "Ninguém É De Ninguém" e "Louco Por Ti", dois grandes êxitos de rádio que fizeram de "Segredos" um disco assíduo nas tabelas de vendas nacionais.

"Outra Vez", o sucessor de "Segredos", surgiu em 1999, e "Nada de Nada" é um tema da autoria de João Pedro Pais, tal como todos os outros, que vem comprovar as qualidades do músico como compositor, que já se adivinhavam no seu primeiro trabalho. Este single de que vos falo foi o seu primeiro cartão de visita, e da sua promoção fez parte a realização de um teledisco cuja produção foi da responsabilidade de um dos mais experientes e requisitados realizadores portugueses, José Pinheiro. A produção do disco ficou a cargo de Luís Jardim, um músico português radicado em Londres há vários anos.

Este segundo álbum representa uma grande evolução na carreira de João Pedro Pais, tanto a nível da composição, como a nível técnico. Quem não conhece o tema “Mentira” deste mesmo álbum? Muitos namoraram ao som deste tema, aposto.
O regresso aconteceu em 2001 com o álbum "Falar Por Sinais", que extraiu temas como 'Não Há' e 'Um Resto de Tudo'.

Em Novembro de 2004, o músico lança "Tudo Bem", disco gravado em Vancouver, Canadá, nos estúdios de Bryan Adams e com os músicos que habitualmente acompanham o artista internacional. O álbum conta, novamente, com produção de Luís Jardim.

Em 2006 junta-se a Mafalda Veiga para dar vida ao projecto Lado a Lado. Que é lançado posteriormente em 2007. O álbum integra, além de composições originais de ambos. Quem não recorda o tema “Paciência”?

O seu mais recente trabalho designa-se “A palma e a mão”.

Mas João Pedro Pais não é só conhecido pela parte musical, também na sua juventude era um grande desportista mas teve de abandonar por não conseguir conciliar com a música.

Quanto ao outro convidado, como mencionei trata-se de Zé Pedro. Músico, guitarrista e fundador dos Xutos e Pontapés. Nasceu a 13 de Setembro de 1956. Sabem como fundou a tão emblemática banda portuguesa, Xutos? Tudo começou quando este colocou um anúncio no jornal: "Baterista e baixista precisam-se para grupo punk".
Zé Pedro é conhecido pela sua enorme alegria. Mas acima de tudo é considerado um ícone para o rock português.
Este guitarrista tem desde algum tempo uma biografia, intitulada de “Não sou o único”, escrita por Helena Reis, sua irmã.

Numa semana a falar de influências, que terão estes dois a ver com o tema?! Penso ter uma ideiazita mas mesmo assim aconselho a não perderem mais um 5 para a meia-noite. Ah, e não esquecer do EU AMO VOCÊ!

4 comentários:

  1. Adoro João Perdo Pais , mas infelizmente nao consigo ver o programa por causa das aulas !! Mas veja no site da rtp no dia seguinte .

    ResponderEliminar
  2. isto hoje promete
    que grandes convidados
    adoro os 2 :D

    ResponderEliminar
  3. Por favor divulguem a petição para a continuação do 5 na tv. obrigada. http://www.peticaopublica.com/?pi=CDyas

    ResponderEliminar
  4. Olá Célia Dias

    Não há volta a dar, digamos que já está decidido que o programa termine dia 25 de setembro, uma vez que os estudantes (que são a maioria dos espectadores) vão ter horários incompativeis com o horário do programa. Assim, o programa perde audiência e não compensa estar no ar...mas já estão a pensar numa nova "série do programa", acho eu. Sendo assim, não vale a pena fazer petição, porque não haverá mesmo programa durante mais tempo.

    Obrigado pela compreensão

    ResponderEliminar

Bem vindo ao 'Para Lá das 5', o blog dos fãs do '5 Para a Meia Noite' para os fãs ( e não só ;D)