sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Convidado de Sexta-Feira dia 25/09

É com uma lágrima no canto do olho que escrevo este post, o post sobre o ultimo convidado e o ultimo programa da primeira série.

O convidado deverá ser aquele pelo qual Luís Filipe Borges esperou mais tempo! Desde os tempos do "Sempre Em Pé" que Boinas procura por essa pessoa. Fez uma rubrica, mas todas as tentativas foram falhadas. Mas o 5 Para A Meia Noite é diferente! Traz alegria tanto para os fãs como para os apresentadores, por isso o convidado será (tchan, tchan, tchan, tchaaaaan) RUI COSTA!

Palavras para quê? Vamos à habitual biografia:



Rui Manuel César Costa, (nascido em 29 de Março de 1972, tendo passado a sua infância no bairro da Damaia, concelho da Amadora, distrito de Lisboa), é um futebolista português que atua como meio-campo. Aposentou-se em 2008.

Aos cinco anos entrou para a equipa de infantis do Damaia Ginásio Clube. Quatro anos depois, com 10 anos de idade, tentou a sua sorte nos treinos de captação do Sport Lisboa e Benfica. Passados dez minutos de treino Eusébio, que estava a observar os futuros craques, ficou impressionado com as habilidades do jovem jogador. Durante oito anos aprimorou a qualidade e o estilo nas camadas jovens do Sport Lisboa e Benfica até 1990, onde esteve emprestado um ano ao Fafe. Regressou ao Benfica onde venceu uma Taça de Portugal. A Fiorentina interessou-se e desembolsou 1,2 milhões de contos (cerca de 6 milhões de euros). A transferência serviu como um balão de oxigénio para as finanças do clube que na altura vivia grandes problemas financeiros.

Rui Costa jogou sete épocas na Fiorentina onde venceu duas Taças de Itália, uma Supertaça, e dois títulos de campeão transalpino. Apesar das dificuldades conseguiu ser eleito algumas épocas o melhor nº10, tirando o lugar a jogadores de grande gabarito como Zidane, jogador da Juventus. Foi colega de Batistuta na Fiorentina e quando se falava da possível saída do argentino para outro clube este afirmou:" Para onde eu for o meu par vai comigo". Muitas foram as vezes em que se falou da sua saída, mas Rui Costa manteve-se até a entrada em falência do clube de Florença.

Concretizou-se então a transferência para o AC Milan, de novo sobre nova quantia milionária, cerca de 35 milhões de euros. Rui Costa jogou cinco temporadas no AC Milan onde no total conquistou 1 Taça de Itália, 1 Liga dos Campeões, 1 Supertaça de Itália, 1 Campeonato e 1 Supertaça Europeia.

Em 2004 fez o seu último jogo pela selecção portuguesa, na final do Euro 2004, em Portugal, no Estádio da Luz frente à selecção da Grécia. De salientar ainda que Rui Costa se sagrou campeão do mundo em 1991 na categoria de sub-21, vencendo na final o Brasil no desempate por pontapés da marca de grande penalidade. A final foi realizada no antigo Estádio da Luz e Rui Costa marcou o penalty vitorioso.

No dia 25 de Maio de 2006 foi apresentado como novo jogador do Sport Lisboa e Benfica. A transferência, desta vez, foi a custo zero e só foi possível porque Rui Costa e AC Milan rescindiram o acordo que os ligava por mais uma época. Rui Costa abdicou, com a vinda para o SL Benfica, de cerca de 700 mil euros ano.

Após o seu regresso, e depois de muitas lesões, a sua necessidade na equipa foi colocada em causa por o milionário português Joe Berardo, sendo este último o autor de uma Oferta Pública de Aquisição sobre a SAD do Sport Lisboa e Benfica. Num jornal, o milionário insultou Rui Costa, dizendo também que ele já nada ajudava o Benfica como jogador. Joe Berardo acabou por se arrepender das suas declarações ja que o "maestro" acabou por mostrar em campo que era um caso raro de inteligencia, tecnica e habilidade e que as suas qualidades eram uma mais valia para o Benfica.

Foi principe em Florença e rei em Milão, Rui Costa terminou a sua carreira futebolística na época de 2007/2008 no Sport Lisboa e Benfica, participando no jogo contra o Vitória de Setúbal, no qual aquando da sua substituição aos 86 minutos.

A 14 de Maio de 2008 Rui Costa foi apresentado como director desportivo do Sport Lisboa e Benfica, deixando para trás uma carreira respeitável e iniciando um novo ciclo no clube. Ainda exerce esta profissão actualmente.


E assim, com Rui Costa, Luís Filipe Borges irá fechar esta temporada.
Foram várias semanas seguidas recheadas de boa disposição. Pelo caminho fez-se novos amigos. Amigos esses que se juntaram e fizeram foruns, clubes, grupos, radios, blogs, imagens, animações, covers e tudo o possível e imaginário! O 5 Para A Meia-Noite foi mais que um simples talk-show nacional. Tornou-se um culto! Tornou-se referência para outros programas que também adaptaram o twitter e o facebook, mas também será referência para os projectos futuros. Mas para quê ser tão melodramático? O programa não acabou, fez uma pausa com promessas de surpresas online para todos os fãs. Por isso preparem-se para o que aí vem!





P.S.: Quanto ao blog, ainda não podem ser dadas informações, mas iremos fazer os possíveis para continuar no activo, vocês merecem ;)

5 comentários:

  1. Devem estar a gozar! A 1ª séria do "5 para a meia noite" acaba com o Rui Costa? Esperava um final em grande, desculpem.
    Mafalda

    ResponderEliminar
  2. ehhh qual e? RUI COSTA é um final em grande . o maestro do glorioso, o boinas ate deve estar a deitar foguetes . ahahaha. e verdade. desde do sempre em pé que ele anda com essa ideia. se num me engana ate na revolta dos pasteis de nata ele falava no ''maestro''.

    aguardamos a segunda serie do programa

    ResponderEliminar
  3. Sim, Manel. Na Revolta já ele falava do assunto...

    ResponderEliminar
  4. Deve haver gente que não percebe de futebol, para estar a dizer que não se acaba em grande com um senhor do futebol!!!

    Vão colocar a entrevista toda no youtube?
    Eu não sabia que ele era o convidado. E adorava ver como é óbvio!

    Abraço e parabéns por esta temporada

    ResponderEliminar
  5. @Catherine Barlow O programa completo vai ser posto no site oficial.

    ResponderEliminar

Bem vindo ao 'Para Lá das 5', o blog dos fãs do '5 Para a Meia Noite' para os fãs ( e não só ;D)