sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Sextas da Luísa - 5/08

O 5 é como o Marco Paulo: tem uma loira e outra morena e não sabe de qual gosta mais. Depois da estreia da Carla no inicio da semana, terminamos com a estreia da nossa loira, alta e lindíssima Luísa Barbosa, que não deixa as coisas por meias medidas, estabelecendo uma ligação subtil entre os seus convidados - cineasta Miguel Gonçalves Mendes e a escritora e jornalista Pilar del Río.


Apesar dos seus estudos terem passado pela Arqueologia e pelas Relações Internacionais, foi o cinema que conquistou o seu coração. Das várias distinções recebidas, destacam-se o prémio Migliore Opera Portoghese di Cultura e Tradizioni d’Europa 2003 por D.Nieves, uma curta-metragem documental sobre a Galiza, e o Prémio Melhor Documentário Português no DocLisboa de 2004 por Autografia - um retrato do poeta e pintor surrealista Mário Cesariny de Vasconcelos. No ano passado, 2010, realizou o brilhante documentário "José e Pilar", que expõe dois anos da vida de José Saramago com Pilar del Río.


María del Pilar del Río Sánchez, o solamente Pilar del Río, había leído todas las novelas de José Saramago cuando le pidió para conocerlo personalmente. Se enamoraron y en 1988 se casaron y deciden irse a vivir a Lisboa hasta 1993, año en que escogen la isla de Lanzarote para hacer una vida más calmada. Quedó junto a su esposo hasta sus últimos minutos y fue su mejor amiga. Actualmente es la presidente de la Fundação José Saramago.


[NOTA 1: Como boa estudante de espanhol que sou, não podia deixar de aplicar os meus conhecimentos nesta publicação. Tradução mediante solicitação - um euro por palavra.]

[NOTA 2: E o Luís Filipe Borges que faz hoje uns belos 34...não! 25 anos? Acho que já todos entendemos que mudou o programa para a terça-feira para não ter que trabalhar no dia de anos...]

1 comentário:

Bem vindo ao 'Para Lá das 5', o blog dos fãs do '5 Para a Meia Noite' para os fãs ( e não só ;D)