terça-feira, 6 de julho de 2010

Convidados de terça-feira dia 06/07

Filomena Cautela presenteou-nos com um excelente programa, acompanhada de uma companhia ainda melhor. Passando por jardinagem (Maria Rueff cultiva nabos, e Filomena "ciboilas"), com Cadáveres Esquisitos com "pito" à mistura (direitos reservados a Paulo Vintém) e ainda um questionário Virginia Wolf, através do qual Filomena admitiu ser bipolar e esquizofrénica. Em semana de laurear, Alvim volta a surpreender-nos, como já é hábito, com convidados fantásticos e imprevisiveis.



» 5 Para a Meia Noite Apresenta «

Eugénio Lopes
[ou Gimba, como é conhecido]



Eugénio Lopes, mais conhecido por Gimba, iniciou-se no mundo da música, a compor e escrever canções, com apenas 9 anos, e nove anos depois já se tinha tornado profissional.
Membro fundador dos Afonsinhos do Condado e padrinho dos Xutos & Pontapés, trabalhou ainda com Os Irmãos Catita, Ena Pá 2000, Quinta do Bill, André Sardet, Dino Meira e outros.
Foi o vencedor do concurso “Grande marcha de Lisboa 2005” com o tema “A Marcha Mais Alegre da Avenida” (escrito em parceria com Miguel Viterbo).
Deu a cara e fez a música para programas de televisão (Pop Off; O Cabaret da Coxa), e também assinou bandas sonoras de programas humorísticos (“O Programa da Maria”; “Paraíso Filmes”; “O Homem que Mordeu o Cão”), e cinema (“O Crime do Padre Amaro”).
Na rádio, criou a roupagem musical de “Há Vida em Markl” e da “Prova Oral” do nosso estimado anfitrião Fernando Alvim, tendo também feito canções para teatro e publicidade.



» 5 Para a Meia Noite Apresenta «

Pedro Paixão
[estudioso do conceito de vida]

Pedro José de Carvalho Paixão é um escritor e fotógrafo português. Em termos académicos, escolheu Economia, mas foi parar a Filosofia por circunstâncias da vida, terminando o seu curso na Bélgica. A sua tese de doutoramento versou o conceito de vida.Foi docente da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Quando deixou a vida académica, em 2004, era Professor Auxiliar nesta última Faculdade, leccionando as disciplinas de Filosofia Contemporânea e Estudos Aprofundados de Fenomenologia.
Em 1988, com Miguel Esteves Cardoso, fundou a empresa de publicidade Massa Cinzenta.No mesmo ano, ao lado de Miguel Esteves Cardoso e Paulo Portas, ajudou a fundar o jornal O Independente, integrando o seu Conselho de Direcção nos primeiros sete números. Ainda hoje colabora com a imprensa, ocasionalmente com o jornal Público, e mensalmente na revista Playboy.
Já públicou romances, livros de fotografia, operas, peças de teatro e guiões para filmes.
Nunca recebeu qualquer prémio, nem foi convidado para representar o seu país onde quer que fosse. Não é membro de qualquer associação, clube, partido ou igreja. Nunca votou. Nos tempos livres monta a cavalo, joga xadrez, pratica mergulho e natação. Praticou karatedo. É casado pela quarta vez, sendo pai de um filho. Sofre de doença bipolar desde os dezanove anos.

2 comentários:

  1. Julgo que quem admitiu ser esquizofrénica e não Bipolar, foi a Rueff e não a Filomena.

    ResponderEliminar
  2. Flor, quem admitiu foi a Filomena, não estiveste com atenção ao programa..

    ResponderEliminar

Bem vindo ao 'Para Lá das 5', o blog dos fãs do '5 Para a Meia Noite' para os fãs ( e não só ;D)