quinta-feira, 17 de junho de 2010

Convidado de quinta-feira dia 17/06

E que tal o programa de ontem? Já todos tinhamos saudades do Nilton e dos seus óculos azuis. O convidado, Carlos Cruz, gerou alguma polémica no que diz respeito ao chat do programa, que se tem tornado caótico quando o programa inicia. Todos querem a sua mensagem a passar eu directo (Eu e o Fábio já lá tivemos a nossa. Muahahah! Não, não subornamos ninguém. Somos pessoas dignas e justas...quase todos os dias).

» 5 Para a Meia Noite Apresenta «

Tim
[vocalista da mais mítica banda de rock nacional]

Quem diria que Tim, o vocalista da banda de rock Xutos & Pontapés, que muitos leva ao delírio, é Engenheiro Agronomo. Foi com 19 anos que ingressou no Consevatório, iniciando-se no o estudo do contrabaixo e simultaneamente começa a sua actividade como baixista nos Xutos & Pontapés.
Com 22 anos, grava o primeiro trabalho com o grupo em 1982. Seguem-se uma série deles, todos galardoados com disco de ouro, até 1990, altura em que o grupo faz uma pausa. Aí, Tim é convidado para integrar outro colectivo de reunião, Resistência. No retomar da carreira dos Xutos  prosseguem os registos tanto para álbuns de originais como para as bandas sonoras dos filmes Tentação e Inferno, ambos de Joaquim Leitão.
Em 1995, outro projecto de referência tomava forma: a partir de uma história de João Monge musicado por João Gil, produzido por João Gil, Rui Veloso e Tim, contando ainda com as participações de Jorge Palma e Vitorino, nasce o Rio Grande, cujo nome é da autoria de Tim, e que atinge outra vez a primeira grandeza no panorama português.
Segue-se o primeiro disco a solo de originais, Olhos Meus. Entretanto os Xutos & Pontapés continuavam a absorver a maior parte do trabalho de Tim, com outros álbuns de originais e com tournées e concertos de grandes dimensões, que culminaram com a comemoração dos 25 anos de carreira no Pavilhão Atlântico. Surge ainda outro projecto de reunão, Cabeças no Ar, com letras de Carlos Tê e música de João Gil e Rui Veloso, produção de João Gil, Rui Veloso e Tim.
Após tudo isto, surge então Um e o Outro, o seu segundo disco a solo de originais, em que conta com a participação de João Cardoso, Pedro V. Gonçalves e Samuel Palitos, e ainda com Mariza e Mário Laginha como convidados.
Em 2008, Tim lança o seu terceiro álbum a solo: "Braço de Prata", com originais e também adaptações dos Sétima Legião, dos Rio Grande, de Adriano Correia de Oliveira, de Bernardo Santareno, de João Gil e dos próprios Xutos & Pontapés. Para este disco, Tim contou com João Cardoso (Humanos) no piano e teclado, de Moz Carrapa (Ala dos Namorados) nas guitarras, de Fernando Júdice (ex-Madredeus) no baixo, de Fred (Buraka Som Sistema, Oioai e Yellow W Van) na bateria e de Gabriel Gomes dos Sétima Legião no acordeão.

1 comentário:

Bem vindo ao 'Para Lá das 5', o blog dos fãs do '5 Para a Meia Noite' para os fãs ( e não só ;D)