terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Convidados terça-feira 08/12

Apresentador irreverente exige convidados irreverentes. Com a intenção de endrominar toda a gente, os convidados desta terça feira são José Luís Peixoto e Ana Garcia Martins, mais conhecida por "A Pipoca Mais Doce [link]".




José Luís Peixoto é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (variante de Inglês e Alemão) [questão sem grande interesse: Margarida Rebelo Pinto, convidada da sexta-feira anterior possui o mesmo curso, em diferente variante e é precisamente o curso que eu estou a tirar, não é fantástico? ok, já chega.]. Antes de dedicar-se profissionalmente à escrita durante um ano trabalhou como professor em Praia, Cabo Verde e em várias cidades de Portugal. A sua escrita inovadora é adorada por uns e odiada por outros, mas facto é que já lhe valeu muitos prémios e reconhecimentos. Tem o atrevimento de escrever poesia quando em Portugal é desprezada. Romances complexos e óptimos para explorar, já traduzidos França, Itália, Bulgária, Turquia, Finlândia, Holanda, Espanha, República Checa, Croácia, Bielo-Rússia, Polónia e Brasil. Estando actualmente em preparação edições no Reino Unido, Hungria e Japão. Já escreveu peças de teatro como por exemplo, «Anathema» (estreada no Theatre de la Bastille, Paris), «À Manhã» (estreado no Teatro São Luiz, Lisboa) e «Quando o Inverno Chegar» (Teatro São Luiz, em Lisboa). Em honra a este escritor o Município de Ponte de Sor criou um prémio literário com o nome de José Luís Peixoto para jovens autores, que alterna entre a prosa e a poesia.




Ana Garcia Martins é licenciada em Ciência da Comunicação, na Universidade Nova de Lisboa e empresta as suas ideias a um blogue denominado de "A Pipoca Mais Doce". Tem 28 anos e nasceu em Lisboa. Quando criou o blogue nunca imaginou que este passaria a livro cinco anos depois e muito menos que atingisse tanta popularidade, popularidade essa que lhe valeu o título de «Mulher mais invejada de Portugal».


1 comentário:

  1. Ana Garcia Martins é fantástica. Sigo o seu blog e ela escreve bastante bem. Vai ser uma convidada espectacular, de certeza.

    ResponderEliminar

Bem vindo ao 'Para Lá das 5', o blog dos fãs do '5 Para a Meia Noite' para os fãs ( e não só ;D)