quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Convidados de quarta-feira dia 09/09

Estamos nós a meio da semana. Como o tempo passa depressa...Esta semana devo confessar-vos que estamos perante um verbo um pouco estranho para ser mote de uma conversa mas, até agora, os convidados têm sido escolhidos a “dente” pelo que parece. Esta quarta voltaremos a falar de VAMPIRIZAR mas desta vez com o nosso Nilton. Bem dizia ele que Joe Berardo estaria num próximo programa e assim é. Hoje o convidado será este fabuloso comendador.

Joe Berardo nasceu a 4 de Julho de 1944 na Madeira. É um importante empresário e coleccionadora de arte. Ainda hoje, é um dos poucos bilionários portugueses, dono de uma das maiores colecções de arte moderna do mundo, investidor com participações financeiras em empresas como a Sonae ou a Teixeira Duarte e ainda com negócios que vão dos tabacos da Madeira aos vinhos JP.

Com 19 anos, pobre e com poucos estudos na bagagem José Manuel - mais tarde "Joe" Berardo, partiu para a África do Sul em busca de trabalho e fortuna. Mas rapidamente começou a enriquecer.

Foi na África do Sul que conheceu aquele que é hoje um dos seus maiores amigos. Horácio Roque, presidente do Banif - Banco Internacional do Funchal. O presidente do Banif qualifica o amigo como sendo uma "força da natureza". "O Joe é um lutador nato". Joe Berardo regressou a Portugal no final dos anos 80, já com fortuna feita, e fez parceria com Horácio Roque em investimentos na Madeira. "Em 1985. adquirimos o conjunto da empresa madeirense de tabacos e em 1988 comprámos o Hotel Savoy", recorda o presidente do Banif. Muito ligado ao arquipélago, Berardo tem o apreço de todos na ilha.

Tem dois filhos, Renato e Cláudia, estudaram em Inglaterra. Renato, o mais velho, formou-se em Gestão e segue as pisadas do pai na Fundação Berardo e na JP Vinhos. Os dois filhos já são casados e Joe Berardo é avô de três netos.

Sabiam que a maior parte das vezes este senhor veste-se de preto?! Talvez por isso tenha esta relação com o verbo vampirizar. Eu sei lá…Mas espero ficar hoje a perceber a sua ligação com o verbo.

3 comentários:

  1. O Joe Berardo tem mais de 100 anos?! LOL não pode ter nascido em 1904...

    ResponderEliminar
  2. Ops! Na verdade é 1944. Ele pode ter uns anitos, mas não tem 100 anos (se tivesse ele era uma peça do próprio museu ahah)
    Obrigado por teres avisado ;)

    ResponderEliminar
  3. Desculpem lá sim...nem tinha reparado. Obrigado pela observação.

    Já queria fazer do homem uma peça de museu como o johny disse...

    ResponderEliminar

Bem vindo ao 'Para Lá das 5', o blog dos fãs do '5 Para a Meia Noite' para os fãs ( e não só ;D)