quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Convidado quarta-feira 02/09

Com as eleições à porta, não falar do assunto seria imperdoável. Para tal, iremos contar com a participação Pedro Santana Lopes, candidato à Câmara Municipal de Lisboa, pelo PSD.




Nasceu em Lisboa, corria o ano de 1956. Estudou direito na Universidade de Lisboa. O seu interesse pela política surgiu ao longo da sua carreira académica, no entanto, foi em 1976 que se em militante do Partido Social Democrata. A sua actividade parlamentar teve inicio em 1980, sendo que se prolongou até 1991. Tal actividade foi retomada em 2007, e após o XXX Congresso do PSD, como presidente da Bancada Parlamentar daquele partido. Entre 1987 e 1990 foi deputado ao Parlamento Europeu.

Fez parte do XI Governo Constitucional (1987-91), ao cargo de Aníbal Cavaco Silva, exercendo o cargo de Secretário de Estado da Cultura. Presidiu às Câmaras Municipais de Figueira da Foz (1998-01) e Lisboa (2002-04); foi Presidente do Conselho da Região Centro (1998-01); foi Vice-Presidente do Comité Executivo do Fórum Europeu de Segurança Urbana (2002-04) e ainda presidiu à direcção do Sporting Clube de Portugal (1995-97).

No ano de 2004 assumiu o cargo de Primeiro-Ministro, após a abrupta demissão de Durão Barroso. O então Vice-Presidente do PSD e Presidente da Câmara de Lisboa é apontado pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, para o cargo. No entanto, dada instabilidade governativa, má gestão e várias demissões nos altos cargos administrativos, é dissolvida a Assembleia da República, seguido da demissão de Santana Lopes. Nas eleições legislativas de 2005, apresenta-se como candidato do PSD, saindo vencedor José Sócrates, do Partido Socialista.

Actualmente encontra-se na corrida ao Município de Lisboa, tendo como principal adversário António Costa, actual presidente da Câmara de Lisboa, com quem iremos ter o prazer de lucubrar na próxima sexta-feira, com Luís Filipe Borges.

Convido-vos, mais uma vez, a acompanharem o audaz Nilton neste “lucubranço” (eu sei, inventei uma palavra) diário e fantástico que é o 5 Para a Meia-Noite.

3 comentários:

  1. É bom salientar o facto de que ele foi presidente da Figueira da Foz, e que grande presidente!!!

    ResponderEliminar
  2. Agora estamos todos ansiosos pelo programa. ;)

    ResponderEliminar
  3. Tava a ver que não dizias isso fábio...

    ResponderEliminar

Bem vindo ao 'Para Lá das 5', o blog dos fãs do '5 Para a Meia Noite' para os fãs ( e não só ;D)