quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Resitir?! [ Pensando no dia a dia...]

Eu resisto, Tu resistes, Ele resiste, Nós resistimos…

Resistir?! Formas nominais deste verbo…deixem-me cá pensar…No infinitivo é resistir, e no gerúndio diz-se resistindo. É verdade, todos nós tentamos resistir a muitas coisas mas há outras pelas quais não conseguimos deixar de resistir. Lá está, são os nossos vícios. Eu não resisto a muita coisa mas como alguém disse e muito bem, são coisas “inúteis” sem a mínima importância, para quem está a ler este texto.

Mas bem, há pessoal que não resiste a chocolate. Como também há pessoal que vive sem ele. Outra, há imensa gente que não passa sem o seu cafezito, já alguns não passam sem fumar o seu cigarrito seja a que hora do dia for. Como vêm o verbo resistir está implícito no nosso dia a dia, basta olhar à nossa volta.

Melhor, melhor, foi o nosso Primeiro Ministro dizer que Portugal estava a conseguir resistir à crise. Não haja dúvida, vê-se que o país está cada vez melhor no que diz respeito à Economia. Afinal de contas acho que ele proferiu umas palavras que inicialmente estavam erradas mas que se aplicam bem aos dias de hoje: “…tenho a certeza que cada um de vós dará o seu melhor para um país mais justo, para um país mais pobre.”

Outra coisa, que também me tem indignado um pouco. Estão a ver as “espécies de actores” naquela famosa série juvenil que dura, dura…? Bem, quem é que diz que eles não conseguem resistir? Sim, apesar de jovens, muitos deles perduram em outras novelas e em outros projectos, o que é de louvar. Tudo bem que a maior parte deles são modelos e essas coisas mais, mas eles ultimamente vão tendo formação e resistem no mundo da representação. Este é um outro significado do verbo resistir. E deixa-me indignado que as pessoas não lhes dêem valor. Trabalham horas e horas a fio para, um dia, poderem vingar na carreira. E é notável, a resistência de muitos deles em diversos projectos. Passaram pelo menos dois deles pelo “5 para a meia noite”. E sem essa série como seriam conhecidos? Como alcançariam o seu auge da carreira?

Outro assunto que me deixa revoltado. A maioria das crianças está a engordar e todos sabem isso mas não fazem nada para o mudar. Claro que não, cada vez mais se vê fast food, cada vez mais o pais fazem as vontadinhas aos filhos, acabando por ceder a todas as chantagens não conseguindo resistir a choros ou birras. Talvez as culpas não sejam só dos pais, a construção de novos estabelecimentos nesta área faz com que as coisas progridam para a obesidade. Parece-me que não sabem verdadeiramente as consequências deste problema.

Bem, e os Chineses?! Talvez se resistíssemos aos seus preços baixos era óptimo. Ou até mesmo se se impedisse a sua entrada no nosso mercado. Eles lideram-nos. Todos se queixam deles mas nada fazem para resistir a uma olhadela na loja ou até mesmo a uma compra. Situações diárias.

É, o verbo resistir parece que me diz muito e descobri isso a pouco tempo. Poderia estar aqui a escrever mais e mais mas para quê, neste caso, escrevo e escrevo e quem me lê por mais que me dê razão rapidamente se esquecerão destes factos e voltarão a cometer o mesmo erro. Por isso, quando dizem que os Políticos falam, falam mas não dizem nada…começo a pensar se as pessoas olham por elas abaixo. Fala-se, manifesta-se e discute-se quando as situações assim o merecem mas quando se poder evitar conflitos é muito melhor. Lá está se Resistíssemos às vezes….

Desculpem lá o texto, gostava de me alongar mais mas ficaria muito comprido. Mas se gostarem tentarei expressar-me mais vezes neste blog se assim o entenderem.

3 comentários:

  1. Tava aqui a pensar pros meus botoens em fazer um passatempo para eleger o "apresentador do mes" que seria uma votaçao do melhor apresentador de cada mes.
    Assim todos os apresentadores poderiam ter o seu momento de gloria pq eles merecem e sao todos muita bons :D

    Como fa q sou e sei q vces tbem deixava aqui a inha ideia people

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Kika, bem vinda antes de mais.

    A tua ideia é realmente muito boa, no entanto tal não se justifica e passo a explicar o porquê.

    O programa tem a duração de três meses e um já se foi, outro vai a meio e o de Setembro nem vai ser todo preenchido. No entanto continua a passar por cá e a deixar a tua marquinha, pode ser?

    Beijo ;),
    (i)

    ResponderEliminar
  3. "O programa tem a duração de três meses e um já se foi, outro vai a meio e o de Setembro nem vai ser todo preenchido" - BUUUÁÁÁÁÁÁ!!!

    Eu assino uma petição para mais 6 meses de 5 prá meia noite! Quantas assinaturas são precisas? Este programa é MESMO BOM!!! Tenho conseguido angariar novos espectadores que nem sabiam da existência desta pérola da Tv.

    Queremos mais 5 prá meia noite!!!

    ResponderEliminar

Bem vindo ao 'Para Lá das 5', o blog dos fãs do '5 Para a Meia Noite' para os fãs ( e não só ;D)