quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Convidados quarta-feira 26/08

Aperalvilhar?!

Com este verbo, são tantos os convidados que poderiam estar no programa esta semana mas penso que têm escolhido bem e, hoje não é excepção, Nilton traz-nos a estilista Fátima Lopes para falar sobre este mesmo verbo. Nada melhor que uma estilista que está sempre preocupada com a imagem. Para além do mais, o nosso irreverente apresentador traz-nos uma modelo, Déborah, da qual não consigo saber mais que isto.

Bem, relativamente a Fátima Lopes, esta é um estilista madeirense. Cresceu na cidade do Funchal. Desde criança revelou um interesse pelo mundo da moda e durante a sua adolescência, insatisfeita com a roupa que era vendida no Funchal, começou a criar roupas para si própria. Graças à sua fluência em línguas estrangeiras, trabalhou no Funchal como guia turística de uma agência de viagens.
Em 1990 mudou-se para Lisboa para tentar a sorte. Trazia muitos sonhos na cabeça e no coração, tal como todas as pessoas que deixam a sua terra natal, em busca de algo que procuram.
Quando chegou a Lisboa apercebeu-se de que tudo era mais difícil do que aquilo que imaginava. Sabia o que queria, sabia que tinha imaginação e capacidade de "criar", mas faltava-me técnica.

Nesta mesma cidade abriu, com uma amiga, uma loja chamada "Versos", onde vendia essencialmente roupa de criadores internacionais. No início o investimento não foi muito grande apenas compravam aquilo que vendiam. A loja também não era muito grande mas tinham consciência disso. Em 1992 o nome da loja mudou para "Fátima Lopes". Em Setembro do mesmo ano participou como criadora num espectáculo de moda realizado num convento de Lisboa, onde as suas propostas foram bem acolhidas.

Em 1994 mostra as suas roupas pela primeira vez no "Salon du Prêt-à-Porter Feminin" em Paris. No ano seguinte participa no grande evento de moda nacional, o "Portugal Fashion". Entre 1996 e 1998, Fátima começa a desenhar sapatos e carteiras dirigidos quer ao público feminino, quer ao público masculino.

Em 1996 abre a sua primeira loja internacional, situada na cidade de Paris. Fátima diz que a maior parte dos seus cliente em Paris são mesmo franceses e não os portugueses que lá vivem, dirigindo-se a eles esta elabora uma grande expressão: "os portugueses não são patriotas, e é uma pena".

Desde 1999 participa duas vezes por ano no Salão de Moda de Paris, sendo actualmente a única portuguesa presente. Em 2000 causa grande atenção mediática por fazer desfilar na capital francesa o mais caro biquini em ouro e diamantes, avaliado em cerca de um milhão de dólares.
Em 2002 foi convidada pela Mattel a criar uma boneca Barbie, tendo decidido reproduzir na boneca o biquini de ouro e diamantes que usou em Paris.
Em 2003 abriu a sua primeira loja de roupa nos Estados Unidos da América, situada na cidade de Los Angeles.

Hoje em dia sabemos que Fátima Lopes também tem colecções de "acessórios para a cozinha e de decoração".

Junto a ela, como já referi, estará também uma modelo da qual não consegui obter informação alguma. Peço desculpa por isso mas assim que souber de algo, coloco imediatamente aqui no blog.
Não deixem de ver o programa logo à noite.


1 comentário:

  1. A Deborah era super simpática e ficámos a conhecer melhor o mundo da moda e da estilista mais conhecida de Portugal :D

    ResponderEliminar

Bem vindo ao 'Para Lá das 5', o blog dos fãs do '5 Para a Meia Noite' para os fãs ( e não só ;D)