quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Convidado de quarta-feira 19/08

Bem, mas que grande verbo que esta semana nos reserva – Procrastinar. E, hoje, o Nilton traz-nos Nicolau Breyner para juntos abordarem este mesmo verbo.É óbvio que Nicolau Breyner não nos passa despercebido por um lado devido à sua qualidade de actor e, volta a dar mostras da sua versatilidade ao assinar, pela primeira vez, uma realização cinematográfica intitulada de “Contrato”, no qual Cláudia Vieira e Pedro Lima são os protagonistas, também estes já passaram pelo programa.

Nicolau nasceu a 30 de Julho de 1940 em Serpa. Depois de passar a infância em plena planície alentejana, instalou-se em Lisboa onde começou a estudar Canto na Juventude Musical. Acabou por frequentar o curso de Direito e matriculou-se também no Conservatório. Em 1959, o actor Ribeirinho, um dos seus professores no Conservatório, convidou-o, juntamente com a actriz Florbela Queirós, para o elenco da peça Leonor Teles. O pequeno papel de Breyner não passou despercebido aos principais produtores teatrais e brevemente o actor tornou-se cabeça de cartaz nos teatros de revista do Parque Mayer, dividindo as atenções com Laura Alves, Raul Solnado e Eugénio Salvador. Ao mesmo tempo, dedicou-se ao teatro radiofónico na Emissora Nacional e participou em alguns filmes. Ainda, recentemente o vimos no filme Crime do Padre Amaro, também em Call Girl e ainda, em Second life.

Contudo, Breyner só se torna um fenómeno de popularidade após a Revolução dos Cravos com o programa televisivo "Nicolau no País das Maravilhas" onde, juntamente com Herman José, celebrizou a rábula "O Senhor Feliz e o Senhor Contente", em que satirizavam, de uma forma lúdica, a situação política e económica vigente.

Fundou a produtora NBP e figurou em diversas séries. Actualmente, a NBP é designada de Plural Entertainment uma vez que o Nicolau Breyner já não é o seu director.
Depois de algumas complicações de saúde, podemos vê-lo como actor numa série Juvenil. O actor é casado, há quase três anos, com Mafalda Bessa e tem duas filhas, Mariana, de 17 anos, e Constança, de 16, fruto da anterior relação com Cláudia Ramos.

Pouco mais sei sobre o actor e realizador Nicolau Breyner. Tentei recolher os dados mais importantes para que o conheçam um pouco melhor antes de o verem no 5 para a meia-noite.

O que não conseguirá Nicolau adiar?!
Não deixam para amanhã o que podem ver hoje!

3 comentários:

  1. Olá,

    Quero dar-vos os parabéns pelo trabalho que têm feito. Na verdade, o " 5 cinco para a meia noite" é um grande programa de humor. Espero que não sucumba pela força das audiências e dos shares. Força e continuem.

    P.S: Gostaria de vos convidar a visitar o meu blogue onde regularmente publico crónicas humorísticas sobre a actualidade política e não só: interjeicoes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Verdade, o Nicolau Breyner é um grande actor e tenho a certeza que vai ser um grande convidado para o programa da semana do Nilton. ;)

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo apoio. Quanto ao teu blog já fui la dar um saltinho. Tens jeito pa escrita sim! Parabens pelo blog. Vai passando por ca e deixando os teus comentarios e ideias =)

    ResponderEliminar

Bem vindo ao 'Para Lá das 5', o blog dos fãs do '5 Para a Meia Noite' para os fãs ( e não só ;D)