segunda-feira, 13 de julho de 2009

Eu digo quem é o Nilton

Bem estava eu aqui por casa, diante do computador, sem nada pa fazer, ja e tarde mas isto de ver o "5 para a meia noite" ja se colocou de tal forma dentro de mim que aposto que so vou adormecer depois da 1e30h, hora a que acaba o programa, mas nao foi isso que me trouxe aqui ate porque ninguem tem nada a ver com os meus habitos de sono!!(foi um momento triste, eu confesso)

Como dizia anteriormente, na estava a fazer nada e pensei, ah e tal vou ver aqui o site oficial do Nilton, e deparei com uma biografia do nosso amigo dos oculos azuis e pensei!!(sim porque pode nao parecer mas eu ate penso), vou colocar isto no blogue pode ser que alguem se interesse, mas ora ca vai...

AFINAL QUEM É O NILTON??



Nilton é um humorista que já foi Disc Jockey e decorador de interiores, mas que desde sempre se viu atormentado por várias ideias surrealistas e realidades distorcidas. Durante alguns anos guardou-as em sebentas. Os textos sucederam-se, as ideias ganhavam forma e a partir de uma certa altura começava a ser difícil segurá-las no papel, ganharam vida própria.

Em 1997 conseguiu a coragem necessária para subir a um palco. Seguiu-se outro texto, outro espectáculo. Uma noite no “Teatro A Barraca”, acabou por se transformar numa temporada de três meses.

A Barraca acabou por ser a sua grande rampa de lançamento em Lisboa. Foi ali que Sérgio Noronha da Rádio Comercial o descobriu. Foi também lá que sentiu a honra de ver na Plateia os grandes Raul Solnado e Júlio César. A visita valeu-lhe um convite para uma temporada de 3 meses no Casino Estoril.

Gravou em 2002, o primeiro DVD de Stand up Comedy feito em Portugal. “Nilton ao vivo no Teatro Maria Matos”.

No ano seguinte é convidado para o programa da SIC, “Levanta-te e Ri”. O sucesso das suas prestações valeram um convite para criar o seu próprio programa. Surge o “K7 Pirata” onde consegue concretizar o sonho de juntar entrevistas e humor.

A rádio era outra das suas paixões. Destaca a sua estreia na Rádio Comercial em Junho de 2003 onde teorizou até Janeiro de 2006. 573 emissões das “Teorias do Nilton” que resultaram num livro e num DVD.

Nilton faz questão de continuar a dedicar várias horas por dia à escrita. Suga informação como o ar que respira, fala de actualidade e das pequenas coisas do dia a dia.
Os espectáculos ao vivo são a grande força do seu trabalho. Faz mais de uma centena e meia por ano, o que o obriga a viajar semanalmente de norte a sul. É viciado no trabalho e adora o que faz, mesmo que isso só o deixe dormir 3 horas por noite.

Nilton escreve e vende ao Nilton tudo o que o Nilton diz. Nilton é o melhor cliente do Nilton e prepara ainda uma forma de provar que as Batatas doces sofrem de diabetes...

Agora é aquele homem(se é que se pode chamar homem a quem tem ideias como as do Nilton-> sem ofensa) que as quartas feiras sempre por volta das 00:19:34 nos delicia com o seu talent..

ora porque nós nao somos meros espectadores, mas sim apoiantes e fãs do projecto a que alguem se lembrou de chamar "5 para a meia noite", aqui fica uma biografia do Nilton.

ABREIJO Joel Oliveira

12 comentários:

  1. O Nilton é natural de onde ?

    ResponderEliminar
  2. Olá... O Nilton por acaso não foi DJ no Amadeo café em Amarante? é q a cara dele é me familiar... se calhar é da tv.. só se calhar :)

    ResponderEliminar
  3. eu interessei!! encontro-me a fazer um trabalho a sobre o nilton... alias estou a fazer um trabalho sobre um dos seus livros "o pai natal não existe"

    ResponderEliminar
  4. O Nilton é natural de Proença-a-Nova.

    ResponderEliminar
  5. Natural de Proença a Nova e faz hoje anos, uma pessoa curiosa, por ezes difícil de entender, mas um bom amigo acima de tudo...Digo por expriência própria...Marcou a minha vida em muitos aspectos...Parabéns ó giro....Nugas...

    ResponderEliminar
  6. Ele e meu primo e ele nao e natural de proença a nova mas sim de angola......

    ResponderEliminar
  7. eu sou natural de xupas, foi em xupas que eu nasci é tao longe ir daqui a xupas como de xupas aqui!!

    ResponderEliminar
  8. Sempre quis saber o apelido dele...

    ResponderEliminar
  9. O apelido dele é Lobo.
    Nilton José Lobo

    ResponderEliminar

Bem vindo ao 'Para Lá das 5', o blog dos fãs do '5 Para a Meia Noite' para os fãs ( e não só ;D)