quinta-feira, 30 de julho de 2009

Convidados quinta feira 30/07

e Bem!!

Estou de volta mais esta semana e para vos dizer quem são os convidados desta semana do nosso amigo Pedro Fernandes...

Os convidados desta semana são Luís Franco Bastos e Carlos Moura.

Luís Franco Bastos e um jovem português que ao que parece sofre de imitação crónica. Tem 20 anos e é de Lisboa. O seu trabalho é influenciado por figuras como Herman José, Frank Caliendo e Pablo Francisco. Já já participou em sketches de Os Contemporâneos e colabora com as Produções Fictícias. A solo e em palco é possível vê-lo com o espectáculo Papel Químico.

Para que que fiquem a conhecer o trabalho deste jovem artista fiquem com estes videos:






Depois temos Carlos Moura que, concerteza, já todos ouviram falar.





Nascido em Moçambique em 1974, acabou por andar a saltar de um lado para o outro até hoje - viveu também na África do Sul e no Brasil, onde deu os primeiros passos em teatro e televisão. Por cá, morou sempre entre o norte e o sul, com malas feitas entre Gaia, Póvoa de Varzim, Viseu, Esposende e Lisboa.

Durante cerca de onze anos, andeou pelos microfones das rádios locais, especialmente na rádio Onda Viva (Póvoa de Varzim), onde uma década passou a correr e onde aprendeu a fazer um pouco de tudo, desde anúncios a talhos e sapatarias, a discos pedidos, reportagens, tardes desportivas, entretenimento e muitos, mesmo muitos directos de improviso.
Paralelamente, biscateou algumas coisas como fotógrafo freelancer (com algumas foto-reportagens para o jornal "O Diabo" e alguns casamentos onde me empanturrei) e Desde logótipos a cartazes até brasões de Juntas de Freguesia (sim, isso mesmo), fez um pouco de tudo. Trabalhou de heráldica até publicidade de exterior, mas o grande salto foi quando foi parar à Item Design, gabinete do designer Rui Mendes, de Vila do Conde, onde aprendeu muitos dos fundamentos da comunicação visual e onde teve oportunidade de experimentar o design em todas as suas aplicações, desde gráfico a packaging, etc.
E ainda hoje lhe deve, pelo menos, uma cerveja.

E, de repente, surge a comédia.

Por um acaso, inscreveu-se no I Festival de Stand Up Comedy, que decorreu em Braga, em 2003. O "Levanta-te e Ri" tinha começado na SIC há pouco tempo e poucos eram os que sabiam o significado de stand-up comedy, mas mesmo assim os inscritos foram suficientes para duas noites de competição, sob o olhar do júri comandado por Raul Solnado. Ele queria apenas conhecer malta que fizesse comédia, mas ficou em terceiro lugar, e lá veio o convite para ir ao "Levanta-te".

E foi, e continuou a ir durante os três anos de programa.
Entretanto, começaram a surgir actuações em bares, auditórios e cafés-concerto. Foi uma loucura: só entre 2003 e 2008, fez mais de 450 actuações deste género; e ainda por cima daquelas a doer - normalmente uma hora seguida a dizer buchas, às vezes em cima de palcos improvisados (grades de cerveja também servem), às vezes com bêbados motivados...
... enfim, um excelente ginásio.



E assim fica mais um pouco de cuscuvilhice do pessoal do blogue que anda sempre a meter na vida dos convidados...


Cumprimentos,

Joel Oliveira

1 comentário:

  1. Dois grandes rostos da comédia nacional! Vamos ver como se comportam, ver se conhecemos o LFB a pessoa e nao o LFB imitador, que é o que sempre acontece!

    ResponderEliminar

Bem vindo ao 'Para Lá das 5', o blog dos fãs do '5 Para a Meia Noite' para os fãs ( e não só ;D)