quarta-feira, 29 de julho de 2009

Convidado de quarta-feira 29/07

Chegamos a meio da semana e, desta vez, Nilton traz-nos António Marinho Pinto como seu convidado para falar sobre ARREBANHAR. Marinho Pinto está na boca do mundo. E o que mais se conhece dele é a sua frontalidade. Quem não se recorda do que ele disse em directo a uma Jornalista da televisão? Era impossível ser-se mais frontal: “Eu dou a cara” – dizia ele. A verdade é que ele diz tudo o que lhe vem à cabeça e nunca se cala, sendo uma pessoa corajosa, irreverente, determinada e polémica, mantendo, por isso e por vezes, a fama de ter mau feitio, incomodando muita gente com isso. "As verdades doem", frequentemente, mas dizê-las "não é ter mau feitio", reage.

Após intensiva pesquisa de informação sobre este grande homem, descobri que não há muito a dizer. O essencial dele, toda a gente conhece. Não nos passa de forma indiferente.
Mas bem, Marinho Pinto esteve quase a inscrever-se na Academia Militar, para ser piloto-aviador. Estava então a concluir o ensino secundário em Vila Real (no seu concelho natal, Amarante) acabando por optar pelo Direito e por ir para Coimbra. O envolvimento, no início da década de 1970, nas lutas estudantis e no combate contra a guerra colonial e o Estado Novo e pela liberdade adiaram-lhe, no entanto, o curso. Depois do 25 de Abril, foi o jornalismo a afastá-lo, de novo, da licenciatura e da advocacia.
Contudo, veio a concluir a sua licenciatura e após isso, a noite de Coimbra “perdeu um passageiro”. A Academia e a cidade continuaram, apesar disso, a contar com o combatente, o cidadão activo, o empenhado defensor de causas, a voz polémica.
Desde então, foi membro do Conselho-Geral da Ordem dos Advogados e presidente da Comissão de Direitos Humanos entre 2002 e 2003. Foi também jornalista, professor do Ensino Secundário e do Ensino Superior nas áreas de Direito e Deontologia nas Universidade de Aveiro e de Coimbra, onde foi professor auxiliar convidado. Contudo, a 30 de Novembro de 2007, foi eleito o 24.º Bastonário da Ordem dos Advogados.

Sem quaisquer dúvidas, uma conversa muito polémica, logo à noite no "5 para a meia-noite".

1 comentário:

  1. è sempre um prazer ouvi-lo!, parabéns 5meianoite obrigado por teres vindo Marinho Pinto

    ResponderEliminar

Bem vindo ao 'Para Lá das 5', o blog dos fãs do '5 Para a Meia Noite' para os fãs ( e não só ;D)