terça-feira, 28 de julho de 2009

Convidado terça-feira 28/07

Mais uma semana, mais uma terça-feira, mais um genial 5 Para a Meia-Noite liderado por Fernando Alvim. Esta semana, com a presença de Vasco Graça Moura.


Nascido na Foz do Douro (Porto), Portugal, em 1942. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1966.
Depois de ter exercido advocacia, desempenhou vários cargos públicos: foi membro de dois Governos Provisórios em 1975, director do Primeiro Canal da RTP (1978), administrador da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (1979-1989), comissário-geral para as comemorações dos Descobrimentos Portugueses (1989-1995). A partir de 1996, dirigiu o Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian. É colaborador de jornais, revistas e de canais de televisão. Tem muitas das suas obras traduzidas para italiano, francês, alemão, sueco, espanhol e até macedónio. É autor de numerosos ensaios, alguns deles premiados, e de excelentes traduções literárias. Em 1999 foi eleito deputado ao Parlamento Europeu. Já publicou mais de 60 títulos, tendo numerosa colaboração dispersa em jornais e revistas.
Foi distinguido com vários prémios, entre os quais o Prémio Pessoa (1995), o Prémio de Poesia do PEN Clube (1997) e o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores.(1999). Em 1997 foi-lhe atribuída a Medalha de Ouro da Cidade de Florença pelas suas traduções de Dante. Em 2004, ganha a Coroa de Ouro do Festival de Poesia de Struga (Macedónia), sendo o primeiro poeta português a ser distinguido com este galardão. É membro efectivo da Académie Européenne de Poésie (Luxemburgo).


Em suma, Vasco Graça Moura trata-se de um senhor possuidor de uma cultura extraordinaria, capaz de arrebanhar desde leitores e fãs a prémios e reconhecimentos. Sem duvida, (mais) um programa a não perder.

1 comentário:

  1. Olá, também eu sou admirador deste programa... tanto que até sonhei que fui entrevistado pelo Luís Filipe Borges :) está tudo no meu blogue, visitem-no para ler a entrevista, se quiserem. Boa sorte com o blog.
    http://doadordehistorias.blogspot.com

    ResponderEliminar

Bem vindo ao 'Para Lá das 5', o blog dos fãs do '5 Para a Meia Noite' para os fãs ( e não só ;D)