quarta-feira, 30 de junho de 2010

Frase do dia by...

HELENA PAIXÃO

«Fomos casadas com homens, mas cada uma com o seu.»

Convidados terça-feira dia 29/06

Depois de uma dose redobrada de "Nuno", eis que nos chega o dia mais imprevisivel da nossa semana. Hoje vamos Afinfar com Fernando Alvim e...

» 5 Para a Meia Noite Apresenta «

Rui Tovar
[o José Hermano Saraiva do futebol]

Rui Tovar é jornalista desportivo. Notabilizou-se sobretudo pelos seus profundos conhecimentos pela história do futebol e pela sua linguagem gongórica. É um afinfador de bancada, no que diz respeito ao desporto.

» 5 Para a Meia Noite Apresenta «

Helena e Teresa
[o primeiro casal homosexual português a casar]
 

Helena Paixão e Teresa Pires são divorciadas, mães e estão na casa dos 30 anos. Elas estão juntas desde 2003 e se casaram em uma cerimónia de 15 minutos em um cartório de Lisboa.
O casal Lésbico fez campanha pela mudança da lei nos últimos anos, desde que elas tiveram uma tentativa de se casar barrada em 2006. Como protesto, elas chegaram a casar-se durante um voo entre Lisboa e Madrid. Em menos de um mês após a aprovação da leis, estas duas apaixonadas concretizam aquilo que por tanto lutaram.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Frase do dia by...

NUNO GRACIANO


«Aos 40 martela-se muito melhor que aos 30. E ainda melhor que aos 20.»

sábado, 26 de junho de 2010

Afinfar - Crónica da Semana


Desde que me lembro, todo o santo transporte público tem o raio da mulherzinha que “fala pelo nariz”. (note to self: NÃO FALA NADA PELO NARIZ. SÓ FALA É PELA BOCA, SEM O NARIZ. Ora tentem lá…). Já tentaram? Se ainda não conseguiram apertem o nariz! Já perceberam que os fanhosos falam só pela boca porque têm as vias nasais obstruídas? Ainda bem. Se não conseguiram peguem numa mola ou duas rolhas.
Off-topic: há um infantilóide aqui no bairro agarrado a uma vuvuzela…
Continuando… “Ding Ding Ding (ou o raio que o parta) Próxima e última paragem: Cais do Sodré, é favor saírem do comboio.” No outro dia ouvi um rapazinho, coitadinho, que perguntou quando é que saia… e eu que pensava que era o fim da linha. E um valente, grandioso e espantado “Oh Meu Deus” libertei na esperança que o rapazito não repetisse a tragédia. Outra cena inacreditavelmente espantosa é quando os turistas vão no comboio e 3 ou 4 estações acabam com o mesmo nome. Um exemplo: Os turistas que só sabem dizer “Oberigadou” e “Boum dia” decentemente e querem ir para S. João do Estoril. Próxima estação, Monte Estoril. E os turistas: Estoril? Estoril?, mas só esbracejam que nem baratas-tontas. Próxima estação, Estoril. Turistas: Estoril? Estoril? E desta vez um levanta-se para ver o mapa mas mais valia ter ficado sentado. Próxima estação, S. João do Estoril. (sim, é esta). Agora levantam-se quase todos mas um parvalhão diz que é na outra porque não sabe que JOÃO é ligeiramente de PEDRO, nem que seja pelo número de letras. E quando chegam a S. Pedro voltam para trás porque se enganaram, isto só 1hora depois. Só ao estalo. Dá vontade de bater.
Mas coitaditos, não é só no comboio que somos presenteados com a aventura diária de andar de transportes públicos. Então e os autocarros? Adoro quando o motorista ainda não andou meio metro e já não deixa entrar. Como se fosse a algum lado uma vez que tem uma excursão de putos de 6 anos a passar na passadeira, auxiliados por 2 pirilampos que têm uma raquete de ping-pong a fazer de polícia sinaleiro com o bónus de brilhar no escuro. Vá… desta vez o senhor até foi simpático e deixou o rapazito entrar… Mas se não tivesse deixado levava porrada!
Ah, e agora vou só comentar o que aconteceu esta semana: 7-0. E tenho dito. Agora voltando ao tema, Chica! Ainda não disse… mas é AFINFAR. Vai ser tão bonito, durante 2 séries e 1 programa a Mena era fofinha e de vez em quando havia beijoca. Será que 2ª feira ela vai mandar um selo no Tio Careca ou um estaladão no Eirózinho? Ou numa das Nunettes!? Ficaremos para ver…
Agora que estou a pensar em afinfar… lembro-me da relação entre a D. Helena e o Raminhos que está sempre a levar com o garrafão na cabeça… Cabrão! (estou espantado porque o meu corrector ortográfico não acha “cabrão” uma palavra grosseira, rude, calão, etc.)
Entretanto, a criancinha continua a soprar o raio da corneta laranja… vou afinfar-lhe. Até para a semana! Cumprimentos à família.

Frase do dia by...

LUÍS FILIPE BORGES


«Isto é sensual ou abixanado? É que eu  o abixanado já sei»

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Frase do dia by...

QUIMBÉ



«Isto fica bem a qualquer um: homem, mulher ou paneleiro.»

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Convidados de quinta-feira dia 24/06

Então pessoal... Como é que foi essa noite de S. João? Sim, porque tanto aqui (na Figueira da Foz) como no Porto (terra da nossa querida e estimada Inês Brito) e em tantos outros sítios foi party all night! Foi toda uma loucura, daí a falta de apresentação de convidado e da frase do dia, vá, metemos férias de um dia!

» 5 Para a Meia Noite Apresenta «

Quimbé
[ele é que não é parvo]

Quimbé nasceu a 19 de Julho de 1973 (9 dias antes foi a independência das Bahamas!) e é um conhecido actor e dobrador português. Na verdade o Já a seguir no Canal Panda ou Eu é que não sou parvo são ditos por ele mesmo, uma voz que nos acompanha desde crianças e que nunca esquecemos (verdade verdade?). Como actor fez várias participações especiais, inclusive em 'Uma Aventura' (da SIC) e ainda nos 'Morangos com Açucar IV - Série de Verão'. Para além disso foi apresentador do programa das madrugadas da SIC 'Quando o Telefone Toca' e ainda do programa 'Canela Até ao Pescoço' do canal Benfica TV (exclusivo MEO - Viva a publicidade!).

» 5 Para a Meia Noite Apresenta «

João Kléber
[Ou João Ferreira Filho prós amigos]

Foi no dia 2 de Agosto de 1957 que São Paulo viu nascer João Ferreira Filho (conhecido como João Kléber), um individuo do sexo masculino que se iria tornar apresentador de televisão e humurista. Começou a sua carreira no programa Show do Rádio na Jovem Pan, e em 1979 foi para a Rede Globo onde redigiu programas humurísticos, fez pequenas participações e apresentou alguns programas. Chegou-nos a Portugal com o mítico Fiel ou Infiel em 2005, programa esse que esteve até 2007 no ar na TVI. Actualmente está a dedicar-se ao projecto Companhia de Sucesso e apresenta o Programa da Tarde com Andressa Petri na TV Record Internacional em Portugal.

Eu torço, tu torces, ele torce, nós torcemos, vós torceis, eles MARCAM e GANHAM!


Vamos TORCER pela selecção!!! Amanhã lá para as 15h (menos uma hora nos Açores. tinha de dizer isto)!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Frase do dia by...

BERNARDO FACHADA


«O Martim já anda comigo há uns meses e somos muito felizes. Principalmente o Martim.»

terça-feira, 22 de junho de 2010

Convidados terça-feira dia 22/06

Como todos sabemos, Fernando Alvim tem o poder de nos surpreender com os convidados pouco ortodoxos e excêntricos com que nos presenteia. Esta semana não vai ser excepção. Iremos contar a música diferente e diversões "alternativas".


» 5 Para a Meia Noite Apresenta «

Lady M
[uma grande dominadora]
(é a senhora que está a sorrir, de chibata em punho)
As nossas eficientes equipas de pesquisa, pouco puderam apurar acerca da identidade desta "Lady". Sabemos que se trata de uma senhora lisboeta, de 30 anos, com 1,78m de altura e 90 quilinhos. Fala, para além do Português, Inglês (Oh yes, baby!) e ainda Castelhano (Oh sí, cariño!). Na página do "Sousexy.pt" apresenta-se da seguinte forma:

«O meu Estúdio é em Lisboa. Só Domino, não tenho contacto sexual. A minha submissa pode ser dominada por mim, ou por si. Tenho cadeira ginecológica... Cruz Sto André.. Jaula, suspensão, sanita portátil, banco spanking, chicotes, palmatórias, chibatas, canas.. mordaças, máscaras em pele e vinil, acessórios vários para Cbt. Atendo mediante marcação. Estúdio sadomasoquismo. Lady M»


» 5 Para a Meia Noite Apresenta «

B Fachada
[músico em ascenção]

O "B" é de Bernardo. Nasceu em Cascais, em 1985. Saltou da Física para a Literatura, escolha que deveria ter sido feita desde o inicio. Define a sua música com sendo um «folque(lore) muito erudito», criando algo entre a ironia e o indie, com arranjos na hora e transformações à medida que vão surgindo.
Depois da estreia, em 2008, com Viola Braguesa, lançou em 2009 o álbum Fim-de-Semana no Pónei Dourado.

Frase do dia by...

TÂNIA  RIBAS DE OLIVEIRA


«Estas perguntas eram para a Sónia Araújo, não para mim.»

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Convidada de segunda-feira dia 21/06

Torcer! Vamos todos torcer para que esta seja mais uma semana repleta de magnificos convidados, que nos porporcionarão bons momentos de entertenimento. Nada melhor para começar a semana que torcer pelo nosso país no campeonato do mundo e ver a bola entrar sete vezes pela baliza dentro! Esperem, o 5PMN consegue superar isso, ainda para mais tendo duas senhoras a abrir a nossa semana de "torcidelas".

» 5 Para a Meia Noite Apresenta «

Tânia Ribas de Oliveira
[apresentadora de TV]

Tânia Ribas Dias de Oliveira é uma jovem nascida a 18 de Junho de 1976. A sua vida já passou por muitos domínios. Desde a ginástica à licenciatura em Sociologia do Trabalho, foi parar ao mundo da televisão no ano 2000, como reporter da Sport TV.
Foi um estágio na RTP, em 2002/2003 que lhe mudou a vida. Foi num ápice que passou a trabalhar como reporter de exteriores no progrma Bom Dia Portugal e nas coberturas da Volta a Portugal em Bicicleta, Operação Triunfo, Praça da Alegria e Só Visto.
Apresentou o concurso A Herança e Lingo, sendo depois substituída por Isabel Angelino no segundo.
Actualmente, é ao lado do enérgico João Baião que entra em nossas casas, como encantadora apresentadora do Portugal no Coração.

domingo, 20 de junho de 2010

Torcer - Crónica da Semana

E já passou uma semana a driblar para aqui e para ali sobre tudo e mais alguma coisa. A terceira série trouxe os nossos 5 apresentadores com o espírito de sempre e novas rubricas que puxaram assuntos sobre tudo e mais alguma coisa de dentro e de fora das quatro linhas.

 
Antes de puxar a conversa para o tema desta semana digo-vos que na segunda-feira me apeteceu lançar um desafio no chat a quem quisesse dar-me trabalho a fazer a crónica sugerindo palavras sem nexo para meter ao longo do texto, é a lógica da batata.

 
Bem, agora o tema. Rufos por favor. Pianinho… Mais forte… TCHAN TCHAN TCHAN TCHAAAAN! O verbo é TORCER!

 
Torcer: Encurvar, voltear, demonstrar apoio.

 
Eu disse que era um mês de mundial… e de vuvu-coisas. Esta semana vamos torcer.

 
Ultimamente ando numa de ser do contra. Ando a puxar isto patológica e compulsivamente para a política. E isso desagrada-me. Vamos lá ser pessoas normais.

 
Estava eu aqui sentadinho a falar com o Fábio das Alfaces tanto que até lhe mostrei como o próprio do ácido desoxirribonucleico (aka DNA) tem a ver com o verbo torcer. O rapaz lá me deu umas ideias…

 
O que é que te faz lembrar a palavra Torcer, ó pessoa? (isto nada ou pouco tem a ver com uma reprodução fidedigna da conversação estabelecida)

  • Só me consigo lembrar de torcer por uma equipa
  • Só me consigo lembrar de torcer um pescoço

 
Mas como não gosto do mundial não vou falar do mundial. Olha, vou falar dos Simpsons, que é uma coisa que aqui nunca se falou e bastante pertinente pela simples razão de todas as personagens apresentarem um quadro clínico que rima com “Ícia”. *voz do além: Icterícia*. Obrigado. Pois bem, certas e determinadas pessoas não parecem padecer da dita coisa, mas é o cérebro que já está amarelado… deve ser ferrugem cerebral (necessidade de colocar o “cerebral” porque se fosse só ferrugem era da cor da vuvu-coisa) pela falta de uso ou uso indevido.

 
Afinal vou falar de futebol. Uma pequena questão: a vuvu-coisa torce? É que era tão giro… Depois cantava-se “Lá na África do Sul, terra do Nelson Mandela, há uma corneta torta, estragada, a vuvuzela”. Eu acho que todo o país, alem de torcer pela selecção, está de nariz torcido desde que percebeu que a vuvu-coisa não passa de uma corneta ranhosa que nem o raio das cores da selecção tem. BÓÓÓÓÓÓÓÓ (ou outra onomatopeia parecida).

 
Voltando a coisas sérias, neste momento estou a ir ao Google ver se o Bráziu já está ou não nos oitavos… Parece-me que sim, 3-1. Assim eles vão estar calminhos e deixam o pessoal marcar uns golitos na sexta. Bem, quanto aqui ao estaminé (ai que palavra bonita! É estaminé e seborreia!) temos aí umas Flashnews… Por isso, pessoal, leiam o que a Inês pôs aqui… E depois vão ao cantinho da bolinha vermelha (sim, a bolinha que aparece no 5PMN e deixa os meninos fazerem macacadas e pornografia) aqui do blog (resumidamente: canto superior direito) e votem no vosso favorito (ou favorita porque eu sei que há meninas a concurso!) … as novidades saem ou dia 30 ou no início de Julho e a anarquia instalar-se-á nessa altura… (eu tinha de meter esta palavra para me sentir feliz e dormir descansado…) MUAHAHAHAHAHA *tempestades e trovões*

 

 
E pronto, já na próxima segunda-feira a Mena traz ao sofá do 5 Tânia Ribas de Oliveira, menina da RTP que anda por aí a torcer por Portugal, dia esse em que todos vamos, de verde e vermelho, torcer pela selecção que sexta-feira regressa às quatro linhas, frente ao Bráziu.

 
Vemo-nos daqui a uma semana.

 
Cumprimentos à família

sábado, 19 de junho de 2010

FLASHNEWS: Candidaturas

Uma semana e uns trocos foi o tempo por nós dado para a recepção das candidaturas a três postos do nosso blogue "Para Lá Das 5". Após a recepção de e-mails, extensos books fotográficos e o contactos dos mais variados managers, fomos obrigados a reduzir-nos apenas a QUATRO dos muitos candidatos que se quiseram subjugar à avaliação de um grupo de quatro palermas: eu, mim mesma, Inês Brito, Fábio "Alface" Silva, meu irmão gémeo, João "Johny" Marques, o tipo mais engatatão de Coimbra e arredores e ainda um elemento neutro ao blogue, vindo do Futuro, com elevado espirito critico, cujo nome não irei mencionar para salvaguardar a segurança do mesmo.
Uma das funções foi ocupada pelo nosso magnifico cronista Miguel Paiva, daí que nos tenhamos reduzido assim a duas vagas.

Antes de mais agradecemos, do fundo do coração, por se terem sujeitado a isto, visto que a função em questão apenas vos ocupará tempo e não serão remunerados de forma alguma. Uma vez eu dei dois clipes ao Fábio, e ele ficou feliz. Se quiserem algum tipo de remuneração, não me importo em vos dar clipes de altissima qualidade. Nem todos podem ser seleccionados. Aliás, só podem ser escolhidos dois. Muito obrigado por todas as participações. Vocês são os máióres! :D

Voltando ao assunto que nos traz aqui. Como tivemos bastante dificuldade em decidir entre quatro candidatos, seleccionamos excertos da apresentação de cada um, excertos esses que vamos aqui tornar públicos e deixar que sejam vocês a decidir. Não mencionaremos nomes e pedimos aos próprios que não o façam, por uma questão de imparcialidade. Queremos que a escolha seja democrática e não influenciada por factores diversos.


CANDIDATO Nº1:
«...os seus ternos 17 anos de idade e o seu espírito alentejanês, típico de Santiago do Cacém (um pequeno fim do mundo, que para quem não sabe é junto a Sines; se continuam sem saber onde é há uma coisa chamada GoogleMaps, é um mimo para estas coisas) fazem com que ela se meta em aventuras só mesmo para se tentar achar importante, quando o que realmente sabe fazer é tirar fotografias. Sim, gastou um dinheirão numa Nikon que está dentro do armário porque nesta altura do campeonato tem que estudar. Ou devia.
De certeza que há muitas outras pessoas a concorrer a um destes lugares, talvez muito mais interessantes, e com uma capacidade argumentativa muito melhor do que a deste 'bicho' que faz zapping até lhe doerem os ''mata piolhos''. Escusado será dizer que foi assim que encontrou o programa mais interessante da sua vida.»


CANDIDATO Nº2:
«Para aqueles que melhor me conhecem sabem que não sou Virgem, pois segundo a minha mãe nasci às 15 horas e 5 minutos do dia 28 de Setembro de 1992 (no HSO – Guimarães), sou por isso nativo Balança (era Virgem se nascesse até dia 22). Sendo assim, tenho 17 anos e faço 19 no próximo ano. Sou um ser humano do sexo masculino, animal bípede descendente dos primatas, na sua subespécie Homo sapiens sapiens. (...) Em primeiro lugar, quero dizer que me estou a candidatar mas nem sequer estou a pensar no dinheiro que vou receber… Aguardem um bocadinho que o meu irmão está aqui a bater-me à porta. “Ah! OK OK!” Desculpem esta saída repentina, mas o meu irmão às vezes tem uns devaneios um pouco estranhos. Imaginem só que ele agora estava a dizer-me que quem colabora no blogue dos “maiores fãs do Mundo” não recebe nada.»

CANDIDATO Nº3:
«Sobre mim não há muito a dizer ando há 18 anos a aprender a distinguir a esquerda da direita – ainda não consigo. Não tenho nada contra ninguém só não gosto que alguns ainda respirem. A parvoíce é tão inerente a mim como o facto de a gelatina ter medo das pessoas (porque raio treme tanto!). Dizem que marro muito, felizmente ainda não tenho nódoas negras em nenhuma parte do corpo pelo menos que seja visível – juro que não os entendo!. Entro na faculdade no próximo ano a minha sanidade mental ainda em muito alta.»

CANDIDATO Nº4:
Conheci o programa 5 para a meia noite na televisão. É verdade, uma resposta que muito poucos poderiam esperar mas é a verdade, pura e nua! Acrescento mais, e agora este pormenor vai tornar a coisa escandalosa, foi na RTP2 que descobri que tal antro de maus costumes e heresias existia, por estranho que possa parecer. Não sou fã fervoroso mas, sempre que posso vejo, desanuvia, diga-­‐se de passagem. (...) Para finalizar, que uma conclusão fica sempre bem: vuvuzela, porque está na moda, não gosto do Sócrates, aqui a frase explica-­‐se sozinha, e anticonstitucionalmente, porque ainda não tinha nenhuma palavra acabada
em mente aqui escrita, porque é uma palavra grande e também porque está inserida no imaginário da política, o que dá sempre um ar intelectual.»
 

Agora está nas vossas mãos! Votem, escolham. Não votem aqui, por comentários, mas sim ali do lado direito, naquela coisinha que diz "VOTAR AQUI, TÁBEM?"

Obrigado pelo vosso apoio e VOTEM ! :D

Frase do dia by...

LUÍS FILIPE BORGES



«Este é daqueles programa em que eu acabo... Acabo como o porco agri-doce.»


[tenho a dizer que não faço ideia do que o Luís quis dizer com isto, mas achei tão pitoresco que o tinha que imortalizar...enquanto o blogue existir, vá]

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Frase do dia by...

ALEXANDRE DA SILVA


«Não uso vuvuzela, não quero apanhar urticária.»

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Convidado de quinta-feira dia 17/06

E que tal o programa de ontem? Já todos tinhamos saudades do Nilton e dos seus óculos azuis. O convidado, Carlos Cruz, gerou alguma polémica no que diz respeito ao chat do programa, que se tem tornado caótico quando o programa inicia. Todos querem a sua mensagem a passar eu directo (Eu e o Fábio já lá tivemos a nossa. Muahahah! Não, não subornamos ninguém. Somos pessoas dignas e justas...quase todos os dias).

» 5 Para a Meia Noite Apresenta «

Tim
[vocalista da mais mítica banda de rock nacional]

Quem diria que Tim, o vocalista da banda de rock Xutos & Pontapés, que muitos leva ao delírio, é Engenheiro Agronomo. Foi com 19 anos que ingressou no Consevatório, iniciando-se no o estudo do contrabaixo e simultaneamente começa a sua actividade como baixista nos Xutos & Pontapés.
Com 22 anos, grava o primeiro trabalho com o grupo em 1982. Seguem-se uma série deles, todos galardoados com disco de ouro, até 1990, altura em que o grupo faz uma pausa. Aí, Tim é convidado para integrar outro colectivo de reunião, Resistência. No retomar da carreira dos Xutos  prosseguem os registos tanto para álbuns de originais como para as bandas sonoras dos filmes Tentação e Inferno, ambos de Joaquim Leitão.
Em 1995, outro projecto de referência tomava forma: a partir de uma história de João Monge musicado por João Gil, produzido por João Gil, Rui Veloso e Tim, contando ainda com as participações de Jorge Palma e Vitorino, nasce o Rio Grande, cujo nome é da autoria de Tim, e que atinge outra vez a primeira grandeza no panorama português.
Segue-se o primeiro disco a solo de originais, Olhos Meus. Entretanto os Xutos & Pontapés continuavam a absorver a maior parte do trabalho de Tim, com outros álbuns de originais e com tournées e concertos de grandes dimensões, que culminaram com a comemoração dos 25 anos de carreira no Pavilhão Atlântico. Surge ainda outro projecto de reunão, Cabeças no Ar, com letras de Carlos Tê e música de João Gil e Rui Veloso, produção de João Gil, Rui Veloso e Tim.
Após tudo isto, surge então Um e o Outro, o seu segundo disco a solo de originais, em que conta com a participação de João Cardoso, Pedro V. Gonçalves e Samuel Palitos, e ainda com Mariza e Mário Laginha como convidados.
Em 2008, Tim lança o seu terceiro álbum a solo: "Braço de Prata", com originais e também adaptações dos Sétima Legião, dos Rio Grande, de Adriano Correia de Oliveira, de Bernardo Santareno, de João Gil e dos próprios Xutos & Pontapés. Para este disco, Tim contou com João Cardoso (Humanos) no piano e teclado, de Moz Carrapa (Ala dos Namorados) nas guitarras, de Fernando Júdice (ex-Madredeus) no baixo, de Fred (Buraka Som Sistema, Oioai e Yellow W Van) na bateria e de Gabriel Gomes dos Sétima Legião no acordeão.

Frase do dia by...

CARLOS CRUZ


«Almada Negreiros dizia "O Povo completo será aquele que tiver reunido no seu máximo todas as qualidades e todos os defeitos.". Aos portugueses já só falta metade. Já temos os defeitos.»

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Convidado de quarta-feira dia 16/06

Viram ontem? Viram? Ahaha! O que eu me ri com o Romualdo Alvim. Ainda agora me estou a rir, vejam lá! Aquele rapaz é um espectáculo. E a Marta a jogar futebol no estúdio? Ai que coisa mais maravilhosa. Já para não falar no Sôr Carlos Manuel, que esse, só não marcou nenhum golo ao longo do programa porque não lhe deixaram. Mas o ponto alto foi o "É Como Diz o Outro". Onde é que já se viu um senhor com três testículos? Só no 5 Para a Meia-Noite é que se encontram pérolas destas.


» 5 Para a Meia Noite Apresenta «

Carlos Cruz
[o senhor que me ensinou a contar até 3]

Foi em 1942 que Parceiros de S.João, essa mítica localidade da região de Torres Novas, viu nascer Carlos Cruz. Com 14 anos já enveredava pelo mundo da rádio e dai até chegar à televisão foi uma questão de anos. Ingressou no Instituto Superior de Engenharia, em Lisboa, mas abandonou o curso de Engenharia Electrotécnica para se dedicar à rádio na Emissora Nacional, onde fazia relatos e outros programas desportivos. Em 1962 foi aceite como locutor de televisão na Radiotelevisão Portuguesa para conduzir entrevistas e apresentar o Totobola e a programação. Foi evoluindo dentro do canal televisivo até que em 1969 fez o programa Zip-Zip, em parceria com Raul Solnado e Fialho Gouveia. Em meados da década de 70 passou pelos Estados Unidos da América para desempenhar a função de porta-voz da delegação da Organização das Nações Unidas em Nova Iorque.
Foi o responsável pela introdução das telenovelas brasileiras em Portugal ao comprar Gabriela, Cravo e Canela à TV Globo, que revolucionou a televisão nacional.
Um marco importante da sua carreira foi o 1, 2, 3, concurso estreado em 1984 que atribuiu prémios de elevados valores e alcançou grandes audiências.
Problemas de saúde e uma passagem mal sucedida pelo canal privado TVI como director de programas marcaram uma fase negativa da vida do apresentador entre 1993 e 1996, que acabou por voltar a trabalhar na RTP como entrevistador. Em 1998, tornou-se presidente da Comissão Executiva da candidatura de Portugal à organização do Europeu de Futebol de 2004, cargo em que foi bem sucedido. Regressou depois à televisão, desta vez ao canal privado SIC, onde apresentou, entre outros, Noites Marcianas, um programa diário de entretenimento e debate. Afastou-se profissionalmente dos meios de comunicação em 2003.
Obvio que estamos todos ansiosos com as novas rubricas do Nilton, O "Eu Amo Você" sofrerá alterações? Será que é desta que o Nilton apresenta o programa de havaianas e calções? Não percam mais um programa, às  00:11h!

Frase do dia by...

MARTA REBELO


«Por acaso nunca imaginei o Manuel Alegre (como Capitão Iglo) a fritar douradinhos, mas acho que lhe assentava bem.»

terça-feira, 15 de junho de 2010

Convidados de terça-feira dia 15/06

E que tal o programa ontem? Dos bons não foi? Coisas como o Cubito irão para sempre ficar gravadas na nossa memória! E as inovações? Ele foi oráculo novo, foi a novidade de algumas mensagens do chat aparecerem em oráculo, foi ligeira remodelação no cenário, bem, a pura da loucura! Mais uma vez cá estou eu a driblar o assunto que me faz realmente fazer este post. Exacto, isso que vocês tão a pensar! Falar de gajas (não fosse esta a noite do Alvim), aaa, quer dizer apresentar os convidados deste grande programa que é o 5 Para a Meia Noite!

» 5 Para a Meia Noite Apresenta «
Carlos Manuel
[o homem do golo de Estugarda]


Carlos Manuel nasceu na Moita (terra dos acordeões, já dizia João Manzarra) no dia 15 de Janeiro de 1958 e é um ex-jogador de futebol que foi considerado um dos melhores médios ofensivos portugueses da década de 80 (tanto pelo Benfica - onde jogava, CLARO! - como pela selecção). Começou a sua carreira como jogador no Grupo Desportivo Fabril do Barreiro, passou por vários clubes mas foi em 1987 que chegou ao Benfica! No clube encarnado ganhou 4 campeonatos, 5 taças de Portugal e 2 Supertaças. Em 1987 vai para o FC Sion e em 1988 regressa a Portugal para jogar no Sporting. Em 1990 vai para o Boavista e acabou a sua carreira em 1994 ao serviço do Grupo Desportivo Estoril Praia.

» E ainda... «
Marta Rebelo
[ex-deputada da Assembleia da República pelo PS]


Nascida no dia 13 de Fevereiro do ano de 1978, Marta Rebelo é licenciada em direito e desempenha actualmente o cargo de jurista e é colunista do jornal diário desportivo Record (vêem como está ligado com futebol?).
(E agora só prá fofoquice) Foi na gala dos Globos de Ouro que Marta Rebelo (com 31 anos) mostrou o seu solitário no dedo, indicando claramente que está comprometida, por isso Alvim, nem tentes!

Um programa onde certamente se falará sobre o empate a zeros da equipa das quinas. A não perder às 00h27!

Video-Spam


Há muitas eras atrás, nos primórdios dos tempos um singelo programa de televisão lançou um desafio aos seus disciplos telespectadores. Um desafio que pedia aos corajosos que se aventurassem pelos confins da terra perdida do youtube em busca DO VIDEO.

Pronto, pronto... Exagerei um bocadinho...
Mas é verdade, há cerca de um ano atrás, quando começou a primeira temporada, no programa pediam para enviar videos cómicos e originais, onde o melhor seria escolhido para passar em directo. Aqui no blog também o fizemos por uns tempos e agora VAMOS TRAZÊ-LO DE VOLTA!

Como é que funciona? Muito simples!
  1. Vê qual é o tema da semana.
  2. Procura no youtube (ou noutro site de video) por um video original, inovador ou cómico que seja relacionado com esse tema.
  3. Envia para o nosso mail do blog: paraladas5@hotmail.com ou para killerjrm@hotmail.com
  4. Se o teu video for o melhor que recebermos, iremos postá-lo no blog, com uma referência ao teu nome.

Simples não é? Então do que estás à espera? Participa!



Frase do dia by...

JORGE GABRIEL


«Queinhe é que nunca foie ao Arrábida, uma segunda à noite, ber um filme? Ber o "Abatare"?»

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Convidado de segunda-feira dia 14/07

E mais uma vez cá estou eu a anunciar mais um convidado para mais uma segunda-feira. Ups, peço imensa desculpa! Na verdade cá estou para anunciar o primeiro convidado da primeira segunda da terceira série! Sim sim! Cabe-me a mim (e que orgulho) anunciar o primeiro convidado da terceira série! Já o tinha feito na segunda, e só não o fiz na primeira porque ainda não havia blog de fãs (que nasceu logo na primeira semana de programa, essa é a verdade!). Mas bem, porque é que eu estou praqui a desviar-me do assunto? Ora bem, já viram a crónica do Miguel (o mais recente membro nesta fantástica equipa) a iniciar o verbo da semana? Pois eu como pessoa decente que sou estou a levar o significado à risca: desviar, foi isso que fiz nestas últimas linhas.

» 5 Para a Meia Noite Apresenta «
JORGE GABRIEL
[e o seu conhecimento sobre futebol]



Sim, a terceira série abre com Jorge Gabriel que nasceu na cidade de Lisboa no fantástico dia 29 daquele mês de Maio do extraordinário ano de 1968! É um apresentador da televisão portuguesa e está actualmente na RTP sendo que já passou pela SIC. Na sua "mala" conta com a apresentação de programas como o lendário Roda dos Milhões, Agora ou Nunca ou ainda Quem Quer Ser Milionario. Mais recentemente apresentou Sabe mais do que um Miúdo de 10 Anos? e actualmente encontra-se no ar com Praça da Alegria e ainda o concuro O Cubo que testa o concorrente até ao limite. Na área do futebol foi treinador principal (e anteriormente tinha sido adjunto) do Futebol Clube de Arouca.

Hoje às 00h31 é impossível perder o regresso do 5 Para a Meia Noite com Filomena Cautela.

Promo de Ex-convidados

Promos 3ª Série

Acabadinhas de sair do canal do youtube da RTP, ficam aqui os videos promocionais para nos preparar para o que aí vem nesta nova série:












É hoje à noite, por volta da meia noite e meia! ;)

E hoje é o 3º dia mais importante das nossas vidas!

É verdade! Hoje é nem mais nem menos que o terceiro dia mais importante da nossa vida. Terceiro quer dizer, a ordem decidem vocês, mas eu sei que os outros dois dias mais importantes da vossa vida foi o início da 1ª série e o início da 2ª! Foi ou não? Nós aqui no Para Lá das 5 sabemos que sim!

Hoje (dia 14 de Junho de 2010!) começa a terceira série do melhor programa da televisão nacional e arredores! Verdade verdade! Tudo preparado? As nossas noites vão voltar a ser o que eram!

domingo, 13 de junho de 2010

Driblar - Crónica da Semana

Bem, é agora que vou escrever a primeira crónica da 3ª série do 5. Aqui vai. Qual é que é mesmo o verbo?

Fábio Alface diz: É driblar!



Miguel responde: Desculpa mas vou ter de dizer isto: %&$/#(! (o programa tem bolinha mas o blog não.) Eu sei tanto de futebol como uma sardinha do pai natal… se calhar menos. (reparem na genialidade com que me referi aos Santos Populares… ok, chega)

Então aqui vai. Driblaremos um bocadinho.

Driblar: conduzir a bola fintando o adversário, desviar…

Vamos lá falar um bocadinho de futebol, mas pouco. O campeonato do mundo começou anteontem, 11 de Junho, e promete um mês de festa, golos e dribles. Bem, quanto à festa, o 5PMN tem para dar e vender o ano todo. Quanto aos golos, é uma questão de se organizar um joguinho, o que pode inclusivamente correr mal. Quanto aos dribles, não temos um mês de dribles mas temos uma semana a driblar tudo e mais alguma coisa. Na casa do 5, durante a semana, chutamos para o sofá mais lindo deste país Jorge Gabriel, Carlos Manuel, Marta Rebelo, Carlos Cruz, Tim, Alexandre Silva, Pedro Górgia e João Lagarto.

Por estas andanças, com os habitués e as caras novas (tipo eu) as coisas não fugirão muito à (a)normalidade e qualquer coisa façam favor de dizer. Voltando aos dribles, gosto principalmente do sinónimo “desviar”… Porque assim não se fala de futebol e de mim não esperem muitos comentários ao 4-3-3 ou o que for. Desviar é uma coisa que está na moda…

Ora vejamos, assim de repente lembro-me de desviar conversas (o que acabei de fazer porque não percebo um glúteo de futebol) e desviar dinheiro, este último tema celebrizado pelo poeta Desfalques (aprovado pela Inês, estudante de Literatura). Por esta razão vou falar-vos de Desfalques, poeta da Idade Média que se não conhecem procurem por Universidade Independente no motor de busca mais próximo. Desfalques foi um poeta que se instruiu em economia, gestão, finanças e dinheiros, sendo que, como na altura este pessoal tirava um curso por cada dedo, também tirou engenharia e política. Por mais espectacular que pareça, o seu espírito ainda paira por algumas regiões do globo (não vou dizer quais).

Voltando à terra, outras coisas foram também desviadas, quer dizer… dribladas. O aquário do 5 ao que tudo indica é novo e o teclado cá da patroa foi driblado (trocadilho bonito, hein?). Agora o que para os comuns dos mortais é «_*=» para ela é «”/,», se alguém conseguir resolver ganha uma referência neste blog… e a alcunha de nerd, claro.

Assim para terminar, vou voltar ao futebol porque acho extremamente pertinente falar em três coisas:


  • Vu-vu-ze-la. Não pensem que sou obcecado por esta beleza, tenho antes um ódio de estimação pelo corno de plástico laranja. Não entendo como é que certas e determinadas pessoas acham que os dois verdadeiros não lhes chegam.

  • Santos Populares. O nosso caro Pacheco das quintas-feiras lançou o desafio no twitter e no facebook e em mais sítios mas como eu não tenho outras redes sociais não sei… Aqui vai o desafio.
E agora desafio-vos a deixarem aqui as vossas melhores quadras para os Santos Populares. Vamos lá! São só 4 linhas. Leio as melhores na quinta-feira.

  • Santos Populares II. Aqui o je myself fez a sua quadrazinha e “prontos” aqui vai:
Do 5 para a meia-noite
A 3ª série está a chegar
Olha que levas um açoite
Se não pões a RTP2 a dar

Assim numa de dizer fim e até para a semana, espero que se tenham rido pelo menos uma vez… senão, é normal, eu também não me rio quando estou a ler coisas sérias…

Vou deixar de driblar o meu estudo e até para a semana, ou até amanhã no chat se me apetecer…




Cumprimentos à família,
Miguel

sábado, 12 de junho de 2010

Remodelações

Estão vocês muito sossegadinhos na paz da vossa casa, a navegar pela internet, quando se lembram de vir visitar o vosso blog favorito (que é o "Para Lá Das 5", claro). E ao chegarem aqui deparam-se com algo de novo -"o que é que aconteceu aqui?"- pensam uns, - "enganei-me no site?"- pensam outros.
Pois bem meus queriduchos, eu passo-vos a explicar. (estou mesmo carinhoso não estou?)
Ao se aproximar a data do inicio da terceira temporada do 5PMN, eu e o meu imparável e criativo cérebro achámos que, tal como o programa tinha alterado um pouco o seu cenário na temporada anterior, o blog também precisava de uma imagem nova, uma lufada de ar fresco para quando se aproximar o calor do verão.
Ia eu para me preparar para mexer nas entranhas de código deste blog para proceder às alterações quando, por feliz coincidência, foram lançadas novas ferramentas para me facilitar esse trabalho.
Sendo assim, apresento-vos a terceira versão do nosso "estaminé"!
Não prometo que esta seja a versão definitiva, mas no caso de existirem alterações futuras, estas não serão muito grandes.


O que acham? O que gostam? O que não gostam? O que gostavam de tirar e o que gostavam de acrescentar? Passem na zona de comentários e digam de vossa justiça!



sexta-feira, 11 de junho de 2010

Alerta 5! Alerta 5! Novo membro. Dá pelo nome de MIGUEL PAIVA.

“Olá, eu sou o Miguel. Olá Miguel”. Mas não tenho problemas com etanol. Não vou dizer que sou de Lisboa principalmente porque não interessa a ninguém. Nasci no belo ano de 1992 e como pessoa que sou até que estudo e sei o que se atravessa para fazer a camada dérmica que cobre a falanginha entrar em contacto directo com a foice do cérebro… Os chamados “Ossos do Ofício”! (comentário geek que significa: estudante de Medicina avariado do sistema)

Olha que custa fazer um texto sobre mim…

Para os fiéis ao 5PMN façam favor de associar a minha pessoa a quem fez a mítica imagem do “Cabrão de Ouro”.

Sou um rapazito que gosta de comentar tudo e mais alguma coisa e fazer algo pela sociedade, nem que seja twittar coisas parvas e facebookar coisas idiotas e vice-versa. O normal, portanto. Gosto muito de escrever sob inspiração divina ou da corrente de ar sendo que ambas me podem proporcionar momentos de reduzida inteligência e breves segundos de humor, maioritariamente cáustico, como a Soda, CABUM.

Voltando às minhas habilidades especiais, gosto da pronúncia miquélense (pêloé de mi se na sé dzê iste bé), de música e aparvalhar (3 defeitos de fabrico que muito estimo).

E como é que conheci o 5PMN? Zapping! Por alguma razão os botões do meu comando não funcionam muito bem… Acho que era um programa do Alvim. Pensei assim: o que é que este gajo está a fazer num programa com peixes atrás dele? E estava descoberto o programa que me acompanhou durante o Verão. E depois acabou a primeira série. E eu quis que viesse a segunda. E veio a segunda. E o Bóinas apanhou Gripe A e disse: “A estupidez não se cura” e eu fiquei feliz. E blablabla “Bigodes-de-gato Saquetas” blablabla acabou a segunda série. E eu fiquei triste. E esperei pela terceira série. E aqui está ela! Agora a la comentador de cinema: Esta é uma série que mantém o espírito de sempre, com o rótulo 5PMN (*som de carimbo*).

Ah, e porque é que quero fazer parte do blog? Porque já sou fã, gosto de me rir e acho que o meu dia tem mais de 24 horas. Esta coisa dos blogs já não é bem novidade para mim, uma vez que gosto de escrever e publicar nem que seja para ninguém ler… Porque é giro e se o meu Disco Rígido pifar sempre tenho os textos online (nunca tinhas pensado assim, pois não?)!

Resumindo e concluindo, para além de não saber o que é que escrevi para aqui, EU AMO VOCÊ.

Fim, qualquer coisa é só chamar, alto e sem recurso a uma vuvuzela, que li no outro dia que toca a nota sol mas que um amigo meu diz que sacou mais de 3 notas.

Cumprimentos à família.
MIGUEL PAIVA. Miguel para os amigos.

PRIMEIRO SELECCIONADO

E a primeira vítima a ser escolhida para fazer parte desta vasta equipa e mal paga, sim, porque eu apesar de ser patroa ainda não tenho o poder de distribuir salários, dá pelo nome de MIGUEL PAIVA.

Bem vindo Miguel! Se te sentires mal recebido é o costume. Nós não somos de cerimónias. Nem amistosos. Nem muito simpáticos. Bem, tu é que quiseste aceitar o desafio.

O Miguel vai ser o nosso cronista oficial. Será ele que, semanalmente, irá tecer a sua lucida consideração acerca do verbo da semana.


Então? Está tudo ansioso pelos restantes resultados? *música do Big Show SIC mode on* E você Dona Rosa? Já fez o seu chichizinho? Já foi desligar a máquina da roupa? Pode ir que nós vamos para intervalo e já voltamos. *música do Big Show SIC mode off*

quinta-feira, 10 de junho de 2010

E tu, queres fazer parte do "Para Lá das 5"?

Eu, como patroa deste estaminé, tenho a anúnciar que se encontram abertas as inscrições para colaboradores do "Para Lá Das 5". Dependendo da quantidade, qualidade e habilidades dos candidatos, estes serão encarregues de uma tarefa ainda a designar (reporter no local, fotografo oficial do blogue, escrever a crónica do verbo/tema da semana, ...). Para se candidatarem tem que enviar um texto de apresentação original, através do qual serão avaliadas as capacidades de expressão escrita, onde deverão estar mencionados os seguintes pontos:

-Nome;
-Localização;
-Idade;
-Habilidades especiais; (enfiar o dedo pelo nariz até chegar ao cérebro não conta)
-Ocupação profissional;
-Como conheceu o "5 Para a Meia Noite";
-Porque razão se quis juntar ao blogue.

Adicionem ainda uma foto vossa, nunca em trajes menores.

Caso considerem pertinente adicionar outras informações (não obscenas, de preferencia), fica ao critério de cada um. Os textos deverão ser enviados para: coisaseventualmentedocatano@hotmail.com.

Aguardo ansiosamente por essas vossas obras de literatura contemporânea, que certamente me impressionarão. Até já e boas escritas! :D


Post Scriptum: Não garantimos que todos os candidatos sejam admitidos, visto que o número de candidaturas poderá ser superior ao número de tarefas necessárias. Serão aceites candidaturas até dia 18 de Junho.

ESTREIA!

Eram sensivelmente 01:41h da manhã quando vislumbrei pela primeira vez aquele anúncio que me parecia mais à série "24" do que a outra coisa. Eu li, eu li!!


5 Para a Meia-Noite
3ª série

Estreia 2ª, dia 14 de Junho de 2010


Estamos todos ansiosos pelas surpresas, rubricas novas, TUDO! :D
Até segunda!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Welcome June !

Sim, foi em Junho do ano de 2009 que toda esta aventura teve inicio. Uma ideia reuniu uns quantos, uma pequena massa de espectadores arrastou outros, uns estavam a fazer zapping e pararam no canal correcto, outros não tinham nada para fazer e decidiram dar uma oportunidade àqueles senhores do canal 2... e de um momento para o outro, este programa inovador conseguiu mover imensa gente e captar a atenção de milhares de portugueses diáriamente.

E tu? Como começaste a ser um assiduo espectador do "5 Para a Meia Noite"? Conta-nos :D


Ah, pois...a 3ª temporada está aí à porta, mas não está nas nossas mãos a divulgação da data. Estejam atentos. Falta menos do que aquilo que imaginam ;)